Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Processo licitatório garante economia na aquisição de Kits de transposição

Economia para os cofres públicos com o procedimento é de quase 40%, informa a Defesa Civil

Por Redação Florianópolis, SC, 12/09/2020 - 07:34
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), finalizou o processo licitatório na modalidade de Ata de Registro de Preços para aquisição de Kits de Transposição (Pontes). O processo teve a participação de três empresas e teve o valor inicial estimado em R$ 24.318.417,00 por peça pré-moldada. O resultado final resultou na economia para os cofres públicos de 38,4%, assim, cada peça que for instalada terá o custo de R$ 14.979.994,00.

“O processo foi um sucesso e a sociedade ganha com a continuidade desse Programa”, destacou o gerente de licitações e contratos da DCSC, Carlos Eduardo Besen Nau. Segundo ele, a Ata terá a validade de 12 meses e a empresa vencedora foi a Protensul Pré-Fabricado Ltda.

O projeto de kits de transposição é utilizado em ações de resposta a eventos extremos, quando pontes e pontilhões são destruídos ou danificados por fortes tempestades. Para a instalação das estruturas é realizada uma parceria com os municípios, que ficam responsáveis apenas pela construção das cabeceiras e guarda-corpos. Já a Defesa Civil Estadual realiza o transporte e montagem das estruturas pré-moldadas.

“A Defesa Civil utiliza atas de registro de preço para a aquisição dos mais diferentes produtos, que vão desde kits de transposição a itens de assistência humanitária e até casas pré-fabricadas”, explicou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, a modalidade proporciona agilidade na resposta aos municípios atingidos e com produtos de qualidade. “No caso dos kits de transposição, a ação é de resposta e preventiva, já que proporciona o retorno da mobilidade em áreas urbanas e rurais, garantindo mais segurança para as pessoas, escoamento da produção e até beneficiando o turismo em algumas situações”, completou.

O projeto já realizou a instalação de mais de 400 pontes em todas as regiões do Estado. Os kits possuem a capacidade de até 24 toneladas e, de forma modular, podem ser adaptados nas mais diferentes situações. Para a definição das dimensões da estrutura que será instalada, a DCSC realiza um estudo hidrológico no local e analisa a ampliação da vazão dos rios, garantindo que a nova ponte esteja acima da cota de inundação e evitando o represamento dos rios e córregos durante fortes enxurradas.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito