Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Procon de Criciúma agora é 151

Modernidade que agiliza contatos entre consumidores e os seus direitos está lançada na cidade

Por Fagner Santos Criciúma, SC, 20/12/2018 - 12:13
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir de hoje, os cidadãos criciumenses poderão utilizar um novo serviço para buscar seus direitos como consumidores. O número 151, novo canal de atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma, servirá como ponte entre os consumidores e os lojistas. 

O 151 é o número de diversas unidades do Procon em todo o país. Mas Santa Catarina não conta com mais do que quatro em funcionamento. “Temos apenas em Florianópolis, Blumenau e Joinville”, elenca o coordenador do Procon, Gustavo Colle. 

Quem sugeriu a procura da linha foi o vice-prefeito, Ricardo Fabris. Junto com Colle, viajou para Blumenau e tomou conhecimento do 151. “Vimos que dava para trazer pra cá, tornar o atendimento mais simples e eficiente”, coloca Fabris. 

A iniciativa busca modernizar o atendimento do consumidor no município. “Será uma forma de facilitar a busca pelo Procon, deixá-la mais dinâmica, visto que o número é muito fácil de decorar e de discar”, comenta Colle. 

Hoje, o Procon recebe entre 150 e 200 ligações diárias. Para dar conta, os atendentes que cuidarão do 151 receberam treinamento especializado para lidar com o serviço. “Essa é outra forma de modernizar, capacitando os profissionais para minimizarem cada vez mais eventuais erros nos processos”, diz o coordenador. 

O 151 vai funcionar de acordo com o horário de atendimento do Procon, entre 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia. O número, que funciona como uma máscara para o atual contato do órgão, foi cedido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e também conta com a parceria da OAB de Criciúma, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, da Câmara de Vereadores e do Ministério Público de Santa Catarina. 

Três meses para adaptar

A mudança será gradual. Atualmente, o Procon atende pelo telefone (48) 3445-8522, além do novo 151. “Vamos desativar o número antigo em 90 dias, então a população terá um tempo para se adaptar à novidade”, afirma o servidor.  

Todas as ligações feitas dentro do município serão atendidas pela central do Procon de Criciúma. “Dois atendentes, um pela manhã e outro à tarde, vão auxiliar a sociedade nas dúvidas relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor, eventuais impasses com lojistas e mediação de conflitos”, expõe o coordenador do órgão. 

Outra implementação tecnológica do Procon em 2019 será o atendimento via Whatsapp. “É uma forma de facilitar ainda mais para o consumidor”, afirma o vice-prefeito. O próximo ano também trará o Procon Móvel. Um ônibus modificado para atendimentos móveis está em fase final de preparação para começar a circular até março. “Falta a plotagem do veículo, mas vai ser de grande serventia para o Procon, que é atualmente uma das instituições com mais credibilidade em Criciúma”, finaliza Fabris.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito