Criciúma está prestes a contar com o Procon Digital. A ferramenta online vai beneficiar os consumidores que não precisarão ir até o local físico do Procon, mas poderão fazer reclamações via site ou celular. Em entrevista ao programa Conexão Sul desta quarta-feira (16), o coordenador do Procon, Gustavo Colle, informou que nesta tarde os técnicos da empresa responsável pela plataforma irão iniciar a fase de testes do sistema.
"Em dezembro do ano passado foi feita a licitação, onde foi conhecida a empresa vencedora por implantar o projeto. No início de janeiro começou a fazer todo o estudo, junto com a tecnologia da informação, e agora estamos trabalhando para fazer essas adequações. Hoje, a partir das 13h30m, os técnicos dessa empresa estarão aqui no Procon de Criciúma para fazer a implantação do sistema, ou seja, inicia-se a fase de testes. Vamos começar a fazer alguns atendimentos específicos para testar a nova plataforma. Os técnicos precisam de um tempo de adequação de uma semana a 15 dias. A partir desse momento, que estiver tudo ajustado, tudo funcionando bem, aí sim faremos um lançamento e colocaremos à disposição de todos os consumidores", informa.
Todos os serviços oferecidos no local físico do Procon poderão ser realizados virtualmente. "O consumidor poderá fazer uma reclamação direto da sua casa. Ele comprou, por exemplo, no comércio de Criciúma. O produto apresentou um defeito. O consumidor entrará no site do Procon, na nossa plataforma. A partir daí, fará uma reclamação online. Ele terá que apresentar todos os documentos, por scanner ou foto, e também da nota fiscal e foto do produto. Tudo será encaminhado nessa plataforma virtual. Os dados chegarão até uma equipe responsável que irão analisar e entrarão em contato com a fabricante ou fornecedor informando do possível defeito. E aí começa a negociação como se fosse presencialmente.
Colle enfatiza que o modelo é inovador. "O Procon Digital é uma inovação para o nosso município e para a região, onde iremos atender todos os consumidores de forma virtual, ou seja, a pessoa não precisa estar presencialmente no órgão. Ela poderá fazer uma reclamação direto da sua casa, do seu celular, do seu trabalho, sem precisar vir ao Procon de Criciúma. 100% dos serviços serão oferecidos digitalmente. Não tenho conhecimento de nenhum Procon do Brasil que atenda todos os consumidores, com todos os serviços disponibilizados, desde o atendimento preliminar, uma orientação, até uma fiscalização e uma audiência de conciliação", finaliza.
Confira o podcast da entrevista do coordenador do Procon, Gustavo Colle: