Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Professores da Unesc finalizam semestre com Formação Continuada

Atividades virtuais serão realizadas ao longo de toda a semana com foco na preparação para os desafios do segundo semestre

Por Redação Criciúma, SC, 18/08/2020 - 13:14
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana será de intensos momentos de aprendizados e reflexões para os mais de 700 professores que integram o quadro docente da Unesc. Iniciada nesta segunda-feira, 17, e com extensa programação até sexta-feira, 21, a Formação Continuada da Universidade levanta a temática "Os desafios da educação superior pós-pandemia" e conta com atividades voltadas a diferentes assuntos ligados ao tema central. Na noite desta segunda-feira a abertura oficial da ação contou com a palestra da reitora da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Maria Beatriz Balena.

O encerramento do primeiro semestre letivo, marcado pela Formação Continuada, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é momento de avaliações, reflexões e celebração por inúmeros desafios superados graças à união de esforços de toda a comunidade acadêmica em momento tão desafiador. A pandemia, conforme Luciane, reacende a velha discussão sobre a formação docente e a necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem do corpo docente, principalmente nos aspectos de tendências tecnologias e metodologias ativas.

“Muitos especialistas afirmam que alguns pontos precisarão ser revistos sobre a maneira de conceber aprendizagem após todo esse cenário, já que muitos de nós, se não todos, tiveram que se reinventar para apoiar estudantes e familiares no processo de aprendizagem. Com a passagem de todo esse cenário pandêmico, as aulas deverão voltar ao modo presencial, obviamente incorporando a tecnologia para continuar ressignificando o processo de aprendizagem, de modo, então, complementar”, comentou.

De acordo com a reitora, toda a Universidade se debruçou sobre o desafio de como proporcionar outra experiência formativa para o novo semestre para além da que já foi construído, assim como o que seria necessário mudar ou se ampliar na formação do docente para isso. O entendimento sobre o assunto, conforme Luciane, foi de que “a formação docente terá papel central de desmistificar o papel da tecnologia e reconhecer a importância do professor, reiterando a importância dos recursos tecnológicos como meio de aprendizagem, e, portanto, incorporado no nosso cotidiano a partir de então, mas não como o fim”.

Ainda como mensagem ao corpo docente da Universidade que acompanhou a transmissão realizada pela Unesc Tv no YouTube, Luciane reforçou a ideia de que após a retomada de todas as atividades e da superação da pandemia haverá o encontro com uma nova realidade. “O cenário nesse novo tempo que se segue a uma pandemia vai solicitar novas competências e habilidades nas quais, ao meu ver, a autonomia e o protagonismo se tornam ainda mais necessários. Nem os professores e nem os estudantes serão os mesmos. Continuaremos sendo que somos, mas como novas habilidades, competências e novas exigências”, complementou.

Convite para um novo ciclo com paixão pelo aprendizado

Para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o balanço do primeiro semestre letivo, atípico e muito desafiador, é positivo. “Finalizamos esse período com êxito. Precisamos fazer uma reinvenção de uma hora para a outra. Passamos do ambiente presencial pelo ambiente digital em pouquíssimo tempo e essa adaptação exigiu esforço da gestão, dos professores e dos estudantes. Diante disso, fizemos constantes movimentos de acompanhamento, de avaliações e de ajustes que nos levaram a uma grande rede de apoio e à possibilidade de condução exitosa dos trabalhos”, comentou.

O convite, conforme Indianara, é para a recarga de energias e o breve retorno para outro semestre desafiador, mas certamente cheio de recompensas. “Temos muita gratidão e admiração pelo trabalho desenvolvido por cada um ao longo desses meses de intenso processo de aprendizagem para todos. Finalizamos esse período com professores engajados, estrutura preparada e protocolos de biossegurança aplicados. Estruturamos a Universidade e tomamos todas as decisões a partir do princípio de cuidado com a vida. Para o próximo desafio contaremos com vocês e os convidamos a novamente encararem com muita paixão pelo movimento de aprendizagem que esse cenário nos proporciona”, destacou.

Formação Continuada planejada nos detalhes

Toda a programação pensada de forma minuciosa para a Formação Continuada dos docentes, conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, vem ao encontro dos resultados da avaliação do ensino de graduação realizada com todos os professores e estudantes da Universidade ao longo do 1º semestre de 2020.

“Com foco na elaboração do plano de ensino, plano de aula, metodologias, recursos e estratégias, avaliação processual e paralela, as atividades dialogarão com as necessidades apresentadas e propõe um novo momento institucional que vislumbra as aulas híbridas, ou seja, o professor preparado para mediação do processo de ensino-aprendizagem tendo a tecnologia como meio, como complemento e facilitadora de novos modos de ensinar e aprender”, explica o diretor.

As ações estão direcionadas, de acordo com Marcelo, em auxiliar os professores para uma atuação pedagógica e estratégica que fortaleça o sucesso acadêmico do estudante. “Os focos serão a empatia e novos formatos pedagógicos e nossos desafios são: recepcionar e ambientar bem o estudante, promover seu engajamento na dinâmica acadêmica, estreitar vínculos, possibilitar a percepção de pertencimento, oferecer uma formação sólida, com conhecimento científico e humano e proporcionar experiências de sucesso”, salientou.

Ainda no evento desta segunda-feira, a Diretoria de Ensino de Graduação apresentou aos professores o Caderno Pedagógico, material que terá lançamento oficial ao final da semana, e que foi preparado para orientar os processos educativos dos professores que atuam no ensino de graduação e tiveram sua atuação modificada com todo o cenário apresentado.

Aprendizado com outras experiências

Em sua fala e na interação com os participantes, a convidada da noite, Maria Beatriz Balena, reitora da Universidade Veiga de Almeida (UVA), compartilhou inúmeras experiências vividas em seu meio acadêmico ao longo de toda a pandemia até a finalização do semestre.

Entre as iniciativas que deram certo, aquelas que precisaram ser aprimoradas e as que jamais voltarão a ser como eram antes da Covid-19, Bia, como é conhecida, destacou a importância do papel da Universidade e suas constantes indagações. “Precisamos estar sempre nos perguntando ‘Onde estou e para onde vou?’. Da mesma forma as Universidades. Se engana quem procura a Universidade achando que ela tem todas as respostas. Uma boa instituição tem boas perguntas, bem formuladas. Um professor que está entendendo o mundo de hoje só tem perguntas e terá cada vez mais”, destacou.

Entre as falas da reitora, muitas alinhadas ao norteamento trazido pela gestão da Unesc, duas questões serão decisivas para o cenário que se apresenta. “Humanizar o ambiente digital é o grande desafio. Isso só vai ser possível com dois elementos muito importante: empatia e afetividade”, explicou.

O evento de abertura da Formação contou ainda com a participação do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da diretora de Extensão, Cultura e Ações comunitárias, Fernanda Sônego; da coordenadora da Assessoria Pedagógica da diretora de Ensino de Graduação, Daniela Arns; da assessora técnica e pedagógica, Guiomar da Rosa Bortot e dos assessores pedagógicos Thiago Francisco, Paula Tramontin Pavei, Ioná Bez Birolo e Guilherme Alves Elias.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito