Com o objetivo de trabalhar desde a infância sobre eventos meteorológicos e mudanças climáticas, a Defesa Civil de Santa Catarina criou o projeto “Programa Defesa Civil na Escola”. A ação capacita alunos e professores possibilitando a participação compartilhada e eficaz na gestão de risco e de desastres nos municípios catarinenses.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Regional, Rosinei da Silveira, o projeto abrange todo o Estado. “Já visitamos a Região Oeste, o Planalto e o Nordeste de Santa Catarina. Atualmente, estamos concentrando na nossa área de atuação principal, aqui no Sul”, comenta.
A iniciativa traz a temática de proteção e defesa civil incorporada ao currículo escolar. O programa promove ações que buscam ampliar a resiliência nas comunidades para a redução de danos e a prevenção dos locais.
“Levamos até escola até essas ecologias de aprendizagem, as noções de percepção de riscos e também de preparação a resiliência local. Com isso dependendo da criatividade e da situação de risco do município, a gente leva os alunos até esses locais de risco que são beiras de rios, córregos, baixadas e também próximos a deslizamentos, área de morro e qualquer outra construção humana que apresente riscos também”, explica o coordenador.
Esta ação assegura a efetivação da legislação aliando a teoria à prática de forma lúdica, criativa e inovadora, leva conhecimento sobre proteção e defesa civil para alunos e professores.