A Prefeitura de Criciúma, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde Ocupacional, desenvolve uma série de atividades voltadas para seus servidores. O programa, instituído em junho pelo Decreto SG/nº 1068/22, tem como objetivo promover saúde ocupacional, integração entre os setores do executivo e bem-estar organizacional.
As atividades são desenvolvidas pelas secretarias da prefeitura, e definidas a partir de uma reunião da comissão organizadora. “Cada mês temos um seguimento, como acontece hoje com o coral, desenvolvido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), o plantio das árvores, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente e os jogos internos, organizados pela Fundação Municipal de Esportes (FME)”, explica a coordenadora do programa, Maiara Martins. Outras atividades, como consulta nutricional, palestras e caminhadas orientadas também fazem parte da iniciativa.
Para a coordenadora, a qualidade de vida dos servidores está ligada a prestação de um serviço público de excelência. “O programa visa integrar as equipes e promover a saúde física e mental do servidor. Tendo um ambiente mais saudável e a relação interpessoal mais forte, conseguimos entregar um atendimento mais eficiente aos contribuintes”, ressalta.
O programa surgiu em meio a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União. A avaliação do Ministério da Economia tem o objetivo de elevar o nível de maturidade das práticas de governança e de gestão. “Por meio dele diagnosticamos a necessidade de ter essas atividades, para despertar o bem-estar e o cuidado com a saúde ocupacional do servidor”, esclarece o secretário-geral de governo, Vagner Espíndola. Na última avaliação, Criciúma obteve a pontuação Bronze 4, que é a nota máxima da certificação.
Jogos Internos da Prefeitura
Os Jogos Internos da Prefeitura (JIP), realizados entre os dias 24 e 31 de outubro, também fizeram parte do conjunto de ações do programa. Durante uma semana, mais de 200 servidores se organizaram em equipes para competir, após o expediente, em seis modalidades: tênis de mesa, beach tennis, xadrez, vôlei de areia, canastra e futsal.
“A competição promoveu integração entre os funcionários. Além das equipes de diferentes setores interagindo umas com as outras, tivemos times mistos. Os jogos ajudaram a desenvolver o senso e espírito do trabalho em equipe – estratégia, confiança, coordenação –, tudo isso através do esporte, além de servir também como um momento de lazer e descontração”, destaca o presidente da FME, Neto Uggioni.