O Projeto Quimicando, desenvolvido pelo curso de Engenharia Química da Faculdade Satc, está com vagas abertas para 2020. Escolas estaduais e municipais da rede pública de Criciúma podem agendar uma data e levar aulas práticas de Química para os estudantes que já têm contato com a matéria. Em 2019, mais de 200 alunos participaram dos aulões e a ideia é aumentar o número neste ano.
Desenvolvido pela professora Morgana Sartor, o projeto possibilita que alunos, do 9º ao terceiro ano, tenham acesso a experimentos químicos na prática. No ano passado, os participantes aprenderam novas fórmulas através de técnicas como criar fogo colorido e transformar a cor de líquidos. "Nessas primeiras visitas, os experimentos são os mesmos. Mas a gente vai mudando e adaptando conforme a necessidade dos laboratórios das escolas", explica a professora. Ao todo, são cinco experimentos diferentes em cada aula.
Projeto incentivou professores de outros Estados
A iniciativa surgiu da vontade de despertar, em adolescentes, o interesse pela Química. Mesmo sendo realizado apenas em escolas da região, chamou a atenção de professores de diferentes Estados do Brasil.
Conforme Morgana, escolas de Minas Gerias e da Bahia já entraram em contato com ela. "Outros professores estavam pesquisando sobre formas de melhorar a didática e chegaram até o projeto. Trocamos e-mails e recebemos até convites para levar o Quimicando à essas escolas", conta.
Quimicando Kids
Ainda não saiu do papel, mas neste ano a professora pretende levar o projeto até as crianças também. A ideia é criar o Quimicando Kids, que vai levar até os alunos do Ensino Fundamental, conhecimento sobre a matéria de forma lúdica e didática.
As escolas com interesse em saber mais sobre o projeto, podem entrar em contato com a responsável pelo e-mail [email protected].