Conhecer o processo estabelecido e aprimorar ainda mais os serviços prestados, buscando oferecer um trabalho de confiabilidade e que tenha resultados precisos. Essas são práticas cotidianas nos Laboratórios Satc (LabSatc) e que são reconhecidas por meio da acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE).
O documento, que é usado internacionalmente para garantir a atuação precisa e a prestação de serviços de qualidade, foi conquistado em 2019.
No último ano, as equipes do Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (Laqua) e do Laboratório de Análises e Ensaios do Carvão (Laec), têm atuado de maneira a aprimorar ainda mais os trabalhos prestados e estão se preparando para a extensão do escopo dos serviços acreditados. A norma que determina as condições específicas para a acreditação é a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que define os requisitos gerais para a competência e operação nos laboratórios.
O processo é conduzido pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), organismo de controle vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "A CGCRE avalia os laboratórios em todo o país, verificando se os processos estão de acordo com a norma e, com isso, acredita os laboratórios que estejam em conformidade. O termo 'acreditação' remete ao crédito que o laboratório tem nos seus processos, garantindo resultados confiáveis em suas análises e ensaios", ressaltou o coordenador do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc, Cletson Menegon.
A Acreditação confere mais segurança e confiabilidade para quem busca os serviços oferecidos. Os padrões seguidos pela equipe técnica do Laqua e do Laec seguem a normatização determinada. "Quem busca os laboratórios sabe que a acreditação é uma ferramenta de escala internacional, e que processos e resultados seguem essa validação criteriosa", afirmou a gerente dos Laboratórios da Satc, Priscila dos Reis Martins.