Quatro municípios do sul de Santa Catarina já decretaram situação de emergência por conta dos estragos causados pela chuva que atingiu o estado nesta terça e quarta-feira, 10. Laguna, Imaruí e Pescaria Brava, na região da Amurel, e Balneário Gaivota, na Amesc, são as cidades que seguem em alerta.
A Defesa Civil do estado continua auxiliando os municípios afetados pelos temporais com orientações e possíveis liberações de itens para ajuda humanitárias. Segundo relatório do órgão, 21 municípios registraram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros.
No estado, foi necessário a abertura de quatro abrigos para pessoas que ficaram desalojadas, em função dos alagamentos. Camboriú, Canelinha, Brusque e Laguna receberam os espaços de acolhimento,
Segundo informações da Defesa Civil, já foram disponibilizados Brusque, Balneário Gaivota, Canelinha, Pescaria Brava e Laguna, cinco rolos de lona, 190 cestas básicas para sete dias, 166 colchões, 166 kits de acomodação, 40 kits de higiene pessoal e 190 kits de limpeza.
A informação é de que a quantidade de itens liberados deve aumentar nas próximas horas, visto que o município de Canelinha, que conta com 146 pessoas abrigadas na Escola Professora Maria de Lourdes Nicolau Zimermam, ainda não finalizou o levantamento.
A quantidade de itens liberados deve aumentar nas próximas horas em função do município de Canelinha que ainda não finalizou o levantamento.