As celebrações da Quermesse de Tradição e Cultura 2024 foram oficialmente iniciadas na noite desta quarta-feira (06), na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, de autoridades políticas, entidades, representantes das etnias e público em geral. Na primeira noite de festividades, o público pode presenciar desde apresentações artísticas e shows da Banda Matusa e da Banda Mithra. A gastronomia também é uma das atrações, nos espaços dedicados as etnias é possível degustar pratos típicos, além de quitutes preparados pelas entidades filantrópicas participantes. Este ano o evento cultural conta com a participação das etnias italiana, portuguesa, árabe, negra, polonesa e alemã. A programação segue até a noite de sábado (09), encerrando com a dupla sertaneja Teo e Felipe.
Em sua fala na abertura da Quermesse 2024, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou o respeito que as celebrações representam ao manter o legado deixado pelos primeiros imigrantes que chegaram à Criciúma. "A participação de vocês demonstra o quanto somos gratos àqueles que chegaram aqui no dia 06 de janeiro de 1880 e fundaram a nossa cidade. A Quermesse, busca cada vez mais resgatar a cultura local, e que essa festa permaneça sempre presente e cada vez melhor nesta e nas novas gerações. Cultivar os costumes de um povo também é uma ação de governo, não deixar que ela pereça, mas que ela sobreviva", pontuou.
Rua Coberta é palco da Festa
A novidade deste ano é a realocação do evento para a Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, no centro da cidade. Inaugurado este ano, o espaço possui 140 metros de extensão e uma área de 1,7 mil m² para receber o público. "Quando conversamos com o prefeito e demos a ideia de fazer aqui na rua coberta, de imediato ele disse que estava aprovado, nos mesmos moldes do ano passado, com as etnias e as entidades. Acredito que nesses quatro dias, o público que estiver conhecendo a rua vai dizer 'valeu a pena fazer aqui'. As entidades e as etnias também gostaram muito desse formato, e vai servir de experiência para o nosso centenário", enfatizou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Marcos Mendonça.
As celebrações da semana marcam os 99 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, celebrada no dia 04 de novembro. O prefeito enfatizou que Criciúma é uma potência turística, principalmente pelo título de Capital Catarinense dos Parques Urbanos, denominada através de um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Júlio Garcia. Salvaro citou também que a Rua Coberta, no centro da cidade, tem gerado uma maior movimentação nos últimos meses. "Eu não tenho dúvida, esse será um novo ponto, um novo tempo, uma nova marca na cidade de Criciúma", pontua.
História
A primeira Quermesse da Tradição e Cultura de Criciúma foi realizada há 35 anos, em 1989. Ao longo dos anos, a festa passou por algumas transformações, mas manteve a essência de reunir as famílias e resgatar as raízes da cultura local. As festividades aconteciam tradicionalmente no ponto central da cidade, na Praça Nereu Ramos. A partir de 2006, o evento começou a ser realizado no Pavilhão de Exposição José Ijair Conti, no bairro Santa Bárbara, e desde 2022, a festa voltou a ser feita no local original.
Confira a programação completa da Quermesse 2024:
07/11 (Quinta-feira)
18h – Apresentações Artísticas
20h30 – Grupo Folclórico de Alemã Quick Born
21h – Grupo Folclórico de Alemã Kindertanz
21h30 – Grupo Folclórico Orzel Bialy
22h30 – Marília Dutra
23h – Bruninho & Shipe
0h – Juliana Polônio
08/11 (Sexta-feira)
18h – Apresentações artísticas
21h – Coral Show Criança Feliz
22h – Jeito Louco
23h – Banda Neguinho
09/11 (Sábado)
Manhã:
09h45 – Apresentações Artísticas
11h15 – Instrumental UNESC
12h15 – Identidade Zero
14h – AFASC
15h às 18h – Violão e Voz
Noite:
19h – Grupo de Dança CCTI
19h30 – Grupo Folclórico Árabe Stúdio Scarpatti
20h – Grupo Folclórico Italiano Valsugana
20h30 – Grupo Folclórico Árabe Bellystars Dança de Ventre
21h – Grupo Folclórico Italiano Immerfroh
22h – Nanda Virtuoso
22h – Banda Fiuí
23h15 – Teo e Felipe
--
Colaboração: Mariana Machado/Decom