Esta terça-feira (31) é o último dia das visitas às residências para coleta de dados do Censo 2022 para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o superintendente estadual do IBGE em Santa Catarina, Roberto Gomes, as visitas devem voltar em fevereiro.
“O morador que não esteve em casa pode ligar no Disque-Censo, no número 137, e agendar o recenseamento”, explica o superintendente.
Em Criciúma, cerca de 6,24% dos domicílios não foram encontrados moradores. O número em Santa Catarina é 4,87% e no Brasil é 5%. Todos os domicílios de Santa Catarina foram mapeados, o estado teve 18% a mais de residências estimadas, ao todo, são 2,8 milhões de imóveis.
Números de habitantes
A previsão para Criciúma, segundo o superintendente, é que o município tenha mais de 231 mil moradores, em Içara, o número é de 58 mil. Toda a região deve ultrapassar os 450 mil habitantes.
Recusas
A média nacional de recusa aos recenseadores é de 2,43%, sendo que em Santa Catarina é 1,70% e, em Criciúma, 1,14%.
“Gostaria de parabenizar o prefeito que tem nos ajudado a convencer a população e mostrar a importância que tem o censo demográfico no município. Isso fez com que a recusa fosse menor”, ressalta Gomes.
A perspectiva é que em março seja fechado o Censo e que os resultados finais sejam divulgados em abril.