O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL) e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmaram no início da noite desta sexta-feira, 8, que algumas regiões do estado terão medidas mais restritivas. Isso ocorrerá na Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amauc) e no Oeste catarinense. “Neste momento esta restrição deve ser local, sob pena de termos um regramento estadual diversificado para todas as regiões do estado, o que não é adequado. Passasse a ter interação com as regiões através dos prefeitos, secretários de saúde que receberão recomendações do Estado. O Estado deve recomendar para estas regiões que apresentam números mais expressivos para a suspensão de serviços não essenciais”, comentou o governador.
Carlos Moisés diz ainda que a recomendação do Estado deve ser seguida pelos municípios. “Se percebermos que não acontece, os órgãos de controle serão acionados para que seja discutida em âmbito local. Isso é feito em outros locais do Brasil. Pode ser um setor, exclusivamente uma atividade. Temos que proteger os vulneráveis”, falou.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, relata recomendações como o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura em estabelecimentos comerciais, entre outros. “Outras normas são mais específicas para algumas atividades, o que não nos tira a necessidade que tenhamos atitudes combinadas entre os próprios municípios. Ressalto que não podemos baixar a guarda”, conclui.