Representantes e líderes de 196 países estão reunidos na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, que ocorre até 18 de novembro, no Egito. Santa Catarina está sendo representada no evento mundial pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Daniel Vinicius Netto, e pelo secretário executivo do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Porto Ferreira.
"Neste momento, o mundo está de olho no Egito. É um momento de sensibilidade dos líderes globais com relação aos impactos das mudanças climáticas a nível global e também regional. Santa Catarina vem apresentar os seus programas, projetos e ações para mitigar e criar situações de adaptações e resiliência para o estado", enfatiza Ferreira.
De acordo com o secretário, na edição anterior, a COP 26 contou com a presença do governador Carlos Moisés da Silva foi o momento do Estado criar os compromissos com a redução de gases de efeito estufa. "Hoje, na COP 27, é a hora de apresentar o que foi feito e planejado a partir dos compromissos. Nós trouxemos aqui os cases dos parques estaduais, as unidades de conservação que estão sendo estruturadas cada vez mais no estado, a política estadual de transição energética justa, o programa de qualidade do ar, programas de recursos hídricos e diversas outras ações de outras secretarias", informa.
E os avanços já são visíveis. Ferreira cita como exemplo que Santa Catarina está entre os quatro estados brasileiros que mais reduziram desmatamentos, segundo o MapBiomas, programa nacional que faz o acompanhamento da cobertura vegetal nas matas. "Esse resultado vem muito para mostrar a integração dos órgãos ambientais no Estado e o compromisso que as instituições assumiram", conclui o secretário.