Uma melhoria realizada por colaboradores garantiu à Rio Deserto a conquista do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2024. O título nacional foi entregue durante solenidade em Belo Horizonte (MG), nesta semana. Esta é a 13ª vez que a Rio Deserto é destaque na premiação.
O projeto da Rio Deserto, "Braço articulável para remoção e inserção do conjunto tampa e engrenagem da caixa de tração do minerador contínuo", foi desenvolvido na Unidade de Extração Mina 101, em Içara, por meio do Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), em que os colaboradores são incentivados a desenvolver projetos de melhoria em suas áreas de atuação.
Os autores do projeto, Anderson Feltrin Schneider, Claidson Cardoso de Oliveira e Guilherme do Nascimento Galindro, relataram a satisfação em ter um projeto premiado em nível nacional. Segundo Claidson, a participação no evento de premiação gerou ainda mais aprendizado. "Conhecemos projetos de outras empresas e seguiremos buscando inovação e qualidade para os processos na Rio Deserto", disse.
O gerente da Unidade de Extração Mina 101, Cristhian Paludo, destacou a importância do reconhecimento. "Foi um projeto muito relevante na questão de segurança e desempenho da área de manutenção mecânica dos equipamentos. Agradeço e parabenizo os colaboradores envolvidos", sublinhou.
O projeto premiado
Na extração de carvão mineral em subsolo, o minerador contínuo é utilizado para o desmonte do minério. A tecnologia de grande porte reduz o uso de explosivos e gera mais segurança às minas. Na Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, foi desenvolvido um braço articulável para a remoção e inserção do conjunto tampa e engrenagem da caixa de tração do minerador contínuo.
O projeto proporcionou melhorias significativas nas operações de montagem e desmontagem, com impactos positivos na ergonomia dos colaboradores e, por consequência, no atendimento à Norma Regulamentadora n° 17 (NR-17) – que estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. A iniciativa contribuiu para a redução de incidentes e o risco de queda das peças, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz.
Prêmio destaca práticas de mineradoras brasileiras
O Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira é realizado anualmente e destaca os melhores projetos relacionados ao aumento de produtividade, com uso crescente de automação e tecnologias digitais, redução de custos, inovação, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil.
---
Colaboração: Vanessa Colombo Nordio