O Rio Grande do Sul inicia nesta segunda-feira, 18, a exigência do passaporte de vacina contra Covid-19 para atividades consideradas de alto risco. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual, Tani Ranieri, destacou que o novo protocolo foi apresentado no dia 1 de outubro e este prazo foi dado para que os setores se organizassem no processo.
O passaporte será exigido em locais como shows, teatros, cinemas, salão de festas e estádios de futebol. Pessoas de até 40 anos precisam comprovar que tomaram as duas doses da vacina, de 30 a 39 a primeira dose com exigência da segunda a partir do dia 1 de novembro e de 18 a 29 anos da primeira com comprovação da segunda a partir do dia 1 de dezembro.
A comprovação pode ser feita por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível para sistema Android e iOS. Moradores do estado que desenvolveram a pesquisa de fase três das vacinas, podem apresentar certificado até que tenham acesso a plataforma online. “As pessoas que não tiverem com o esquema vacinal conforme as exigências, não devem entrar nesses locais", destacou Tani Ranieri.