Um dos destinos turísticos mais consolidados no Sul catarinense, a Rota da Baleia Franca (RBF), que integra 60 quilômetros de litoral entre Laguna, Imbituba e Garopaba, recebe nesta semana 10 operadoras de turismo vindas de cinco estados do país: Santa Catarina; Paraná; São Paulo; Minas Gerais; e Ceará. A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com as prefeituras dos três municípios que compõem a rota e com os Núcleos de Turismo da Rota da Baleia Franca e da Praia do Rosa.
"Desde 2015, o Sebrae/SC atua na criação, formatação, promoção e fortalecimento da RBF em parceria com os municípios, sempre em busca de novas estratégias para desenvolvimento sustentável do território. Desta vez, nosso foco são as operadoras de turismo que, na cadeia produtiva do segmento, são responsáveis por montar pacotes ou produtos que serão comercializados por agências de viagens de várias partes do país", explica a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
O grupo chega nesta segunda-feira (03/10) e permanecerá na região durante cinco dias, no auge da Temporada da Baleia Franca, o grande atrativo do território de julho a novembro. É neste período que as gigantes saem da Antártica e Patagônia para dar à luz e amamentar os filhotes nas águas tranquilas do Litoral Sul catarinense. Um dos poucos locais do mundo em que é possível fazer a observação dos animais em terra, sem a necessidade de embarcações.
O amplo roteiro inclui ainda trilhas e passeios para que os convidados possam contemplar as belezas naturais dos municípios, além de conhecer aspectos da cultura e história na visitação de museus e monumentos. E, é claro, que a gastronomia não poderia ficar de fora. Os sabores da região, com destaque para pescados frescos, produtos locais e cervejas artesanais, serão degustados na passagem por 10 bares e restaurantes.
"Em ações como esta, conseguimos mostrar que a RBF é muito mais que apenas sol e praia. Temos atrativos durante todo o ano, em especial no inverno, por conta do berçário natural da Baleia Franca. A união dos municípios, com o apoio do Sebrae/SC, tem foco no turismo sustentável. É o lugar perfeito para as pessoas que desejam estar em contato com a natureza, a cultura e a história de toda uma região", afirma Patrícia Rivera, coordenadora-geral da RBF.
Expectativa em alta
Há 43 anos como operadora no mercado de turismo nacional, a empresária Marina Figueiredo, de São Paulo, não vê a hora de embarcar rumo à Santa Catarina. "A gente ouve falar muito das praias aí da região por conta das belezas, do surf e do verão. Mas, apesar do reconhecimento nacional, não há produtos formatados e à disposição para a venda. Confesso que vivo um misto de estranhamento e curiosidade para conhecer o território na baixa temporada, no inverno, ver as baleias e todo o potencial a ser ofertado para que nossos clientes também possam viver essa experiência", comenta.
Outras informações sobre a Rota da Baleia Franca estão disponíveis no site: rotabaleiafranca.com.br.