Está em andamento o processo de licitação para contratação de uma empresa para execução dos serviços necessários as obras de reforma do antigo imóvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta terça-feira (5) foi realizada a abertura dos envelopes contendo a documentação de habilitação das empresas participantes. Seis construtoras participam da concorrência.
De acordo com a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, funcionará no prédio a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas. “A unidade de saúde que está no lado do Hospital São José vai passar para ali. Foi feito uma reforma ano passado só do telhado e fachada. Era uma compensação que a empresa tinha para fazer. Agora vai ser realizado a adaptação do ambiente”, explicou. O imóvel foi cedido gratuitamente pela União a Prefeitura Municipal pelo prazo de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
Kátia conta que o local possui dois pavimentos, além de um mezanino, que é uma parte intermediária localizado entre o primeiro e o segundo andar. O prédio possui 1.176 metros quadrados e fica situado na rua João Pessoa, no Centro. “A estrutura é bem robusta, não tem problema algum. Hoje nós só temos o esqueleto, agora será feito toda a readaptação de esquadrias, salas, banheiros, divisórias, ar condicionado, climatização, prevenção de incêndio, instalação de um elevador, pintura das paredes, parte elétrica e hidráulica”, detalha. O valor da obra é estimado em R$ 1,1 milhão.
Divisão do prédio
No primeiro pavimento do prédio ficará os atendimentos do Laboratório, com sala de bioquímica e imunologia, laboratório de microscopia, hematologia, microbiologia, parasitologia e urinálise, sala de coleta de materiais e classificação e distribuição de amostras. No mezanino, funcionará a sala de vacinas e imunologia e a farmácia da UBS. O segundo pavimento comportará todos os consultórios, salas para coletas de materiais, sala de curativo e inalação.
Adiamento
Após a abertura dos envelopes de habilitação das empresas, a Comissão de Licitação optou, por unanimidade, em suspender o certame para análise e conferência junto com o quadro técnico da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, sendo fiscais, técnicos e econômicos. A partir daí, será decidido pela habilitação ou não das construtoras.
Após as obras no imóvel, ainda será realizado um nova licitação para compra dos equipamentos para o prédio. A inauguração do local está previsto para o dia 6 de janeiro de 2020, data de aniversário de 140 anos do Município.