Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como pedir isenção da taxa do IPTU de Criciúma

Documentação pode ser apresentada ao setor de Arrecadação até o dia 31 de março

Por Redação Criciúma, SC, 24/01/2023 - 15:16 Atualizado em 24/01/2023 - 15:33
Foto: Arquivo/ Decom
Foto: Arquivo/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Prevista na Lei Complementar Municipal n° 305/2018, a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já pode ser solicitada. Os contribuintes devem apresentar a documentação necessária para cada caso no setor de Arrecadação, do Paço Municipal Marcos Rovaris, até o dia 31 de março. As informações e a lista de documentos podem ser acessadas por meio do site iptu.criciuma.sc.gov.br/. A renovação também deve ser feita no mesmo período.

O benefício é para aposentados ou pensionistas, pessoas com baixa renda ou bolsa família, para área de preservação, imóvel locado a igrejas ou templos de qualquer culto, e imóveis que funcionem como sede de instituições de assistência às pessoas portadoras de doenças graves.

Entre os critérios para os aposentados e pensionistas, está ter idade igual ou superior a 65 anos, renda familiar igual ou inferior a R$ 5.208,00, possuir um único imóvel no município para moradia, além de ter no máximo 150 metros² de área construída e 600 metros² no terreno. Para baixa renda ou bolsa família, as regras também se aplicam, porém neste caso, a renda familiar deve ser igual ou inferior a R$ 2.604,00.

Para novos pedidos, o resultado da análise de documentação é informado por telefone em até 180 dias, pela Comissão de Processamento, Análise e Julgamento dos Pedidos de Isenção e Imunidade de Tributos, da Secretaria da Fazenda. Já as renovações, tem o parecer divulgado na hora.

Quem teve direito à isenção de IPTU no ano de 2022, entre baixa renda, aposentado ou pensionista, pode requerer a renovação, apresentado a seguinte documentação:

  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF
  • Comprovante da isenção do ano anterior
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda (de todos que residem na residência)

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito