O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, esteve no estúdio da Rádio Som Maior na manhã desta quinta-feira (10). Ele falou sobre as ações realizadas nos 100 dias de gestão e projetou as metas até o fim do mandato.
Casa do Autista é a ação mais marcante dos 100 dias
Dentro desses mais de três meses de gestão, o prefeito Vaguinho Espíndola citou diversas obras em andamento, mas elencou a mais marcante: Casa do Autista.
"Dentro desses 100 dias, de todas as ações que fizemos, a notícia da aquisição do Alvorada Clube para a implantação do Centro de Atendimento Multi-Profissional para crianças com autismo é a mais emblemática. Agora dia 18 já vamos conseguir entrar com nosso maquinário e fazer a limpeza. O projeto também ficará pronto no final do mês. Temos a possibilidade de iniciarmos o mês de maio ou junho com o projeto de toda adequação. Então, de todas as nossas ações, essa é a que mais marcou para mim".
Infraestrutura
O prefeito citou ainda medidas para melhorar a mobilidade urbana de Criciúma. Ele falou sobre uma obra, já iniciada, que é o anel de contorno interno, que fará com que as cinco macrorregiões sejam interligadas desafogando o movimento na área central da cidade.
"Ali está concentrado 25% do PIB da cidade. A marginal está concluída. O trecho do anel é de responsabilidade do Estado. É claro que estamos batendo forte na necessidade de fazer a duplicação do anel. Agora, é necessário, primeiro, que se termine o anel, que não está finalizado. Dentro da mobilidade da nossa cidade a construção, que já iniciamos, é o nosso anel de contorno interno para fazer com que as cinco macrorregiões conectem-se sem que precisamos entrar no centro de Criciúma, principalmente na Avenida Centenário. Quando começamos a rasgar a Avenida Antônio Scott é para fazer o eixo de ligação do bairro São Luiz, na rodovia Luiz Rosso, até a Avenida Jorge Lacerda".
Investimentos em Educação
Vaguinho Espíndola tem como principal meta, até o fim do mandato, ampliar o número de alunos na educação integral.
"Todo esse nosso planejamento das escolas, de infraestrutura, de construção de novos ginásios, estão sendo seguidas. Nós temos, hoje, 62 unidades escolares dentro da nossa rede municipal, das quais 53 delas com ginásios. Temos como principal investimento na educação ampliar o número de alunos que tem educação integral. Já chegamos em um número considerável de 33%. Nossa missão é fazer, até o fim do mandato, pelo menos 70% dos nossos alunos já estejam também no ensino integral.
Pacto de Gestão
Uma das novidades apresentadas pelo prefeito é o Pacto de Gestão, onde secretários e diretores irão elencar as prioridades de suas pastas até o fim do mandato. Através de uma plataforma online, a população poderá acompanhar em tempo real.
"Nesse momento a prioridade é das continuidade as obras que iniciamos e, naturalmente, na cabeça de cada gestor a execução do que cada um está pensando. Por isso que hoje, às 16h, nós faremos um Pacto de Gestão com a cidade de Criciúma. Cada secretário, diretor, nos apresentará o seu projeto para os próximos três anos e nove meses. Projetos que estarão sendo monitorados por uma plataforma que nós iremos apresentar, plataforma Criciúma. O que é legal é que todo cidadão conseguirá acompanhar em tempo real".
Relação Executivo x Legislativo
A relação entre poder executivo e legislativo é boa, de acordo com o prefeito.
"É importante para o prefeito ter uma base oposicionista porque são eles, vereadores, que levantam situações. A minha relação com os cinco vereadores de oposição é muito boa. Não tenho relação pessoal negativo com nenhum deles. Muito pelo contrário. E temos a nossa base. Hoje formada por 11 vereadores".
Estacionamento Rotativo
Vaguinho Espíndola negou que faltou diálogo com as associações de moradores do bairro Comerciário e Pio Corrêa.
"Claro que não. Nossa diretoria de trânsito conversou várias vezes com as duas associações. É que chega em um ponto que o que um quer, o outro não consegue fazer. Aí não tem mais conversa nesse momento. Existe um contrato e precisa ser executado. Não faltou diálogo. Houve, em algum momento, um aspecto político/partidário que envolveu alguma das associações. Isso acabou aflorando um pouco mais os ânimos. Eu tenho que governar pensando na cidade como um todo e não em grupos pequenos".
Central Funerária
O prefeito explicou a nova formatação da Central Funerária, os critérios de credenciamento das empresas e frisou que o novo método trará mais segurança jurídica.
"A decisão judicial solicitou que a administração da central funerária não ficasse com as funerárias e, sim, com o município. É isso que foi feito. Paralelo a isso, construímos um novo modelo, de concorrência livre, mas através de permissão. Existem critérios para que a gente possa atender todas essas situações. O projeto de lei passou na Câmara e encaminhamos o edital para o primeiro credenciamento dessas funerárias que pretendem fazer o serviço em Criciúma. Vai dar segurança jurídica e um serviço bem feito pelas funerárias".