O Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, deve passar por melhorias importantes para o desenvolvimento regional e que elevam o atendimento ofertado aos passageiros que utilizam a estrutura, sobretudo, após o anúncio do Governo do Estado no que tange o início da operação de voos da Gol.
André Constanzo, diretor da RDL Aeroportos - empresa que administra a estrutura-, afirma que entre as obras previstas, estão a ampliação do terminal de passageiros, bem como, o aumento e alargamento da pista e a construção de um terminal de cargas.
"Isso já vinha sendo estudado pelo Governo do Estado para fazer essas obras e, agora, tem a questão da concessão. Não sabemos se as obras serão executadas para o vencedor da concessão ou se será cobrado do vencedor a execução dessas obras", explica.
Ainda conforme Constanzo, as obras já estavam previstas no projeto inicial de reestruturação do local. "O aeroporto, em um futuro próximo, já precisaria de um terminal de passageiros maior e, também, do alargamento e ampliação da pista - que tem 2,3 mil metros", frisa.
A previsão, segundo o diretor da RDL, é aumentar em 900 metros a pista do Aeroporto de Jaguaruna. No entanto, apesar das sinalizações positivas para realização das obras, não há previsão para o início dos trabalhos.
"Era para termos uma precisão neste ano de quando seriam feitas as melhorias, mas, até agora, ainda não tivemos", finaliza.
Edital para concessão
O edital para concessão do Aeroporto de Jaguaruna deve ser liberado apenas em agosto. E a empresa, de fato, escolhida, será definida em outubro. Será um contrato de 30 anos, com investimentos que atingem R$ 62,5 milhões.