Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba quais são as vacinas que previnem contra a meningite

Todas as unidades de Criciúma estão com estoques disponíveis para a população

Por Amanda Farias Criciúma, SC, 30/09/2019 - 12:06 Atualizado em 30/09/2019 - 14:32
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há vacinas disponíveis em todas as 44 unidades de Criciúma, que são oferecidas através do Ministério da Saúde. A vacina que previne contra a meningite do tipo C se encontra disponível na rede pública. Além dela, a pneumocócica 10-valente protege alguns tipos de pneumonia e meningococo (bactéria causadora de alguns tipos de meningite). 

A vacina contra a meningite do tipo C deve ser aplicada aos 3 meses, 5 meses além de um reforço com 1 ano de idade. Já a pneumo 10-valente deve ser aplicada com 2 meses, 4 meses e 1 ano de idade. Ambas as vacinas podem ser usada nos menores de 5 anos, caso a criança tenha perdido alguma dessas doses. 

Existe um outro tipo de vacina, chamada A C W Y, que só é encontrada no setor privado e já está com uma lista de espera de mais de 500 crianças na Farmácia do SESI. Uma das bactérias que provocou uma das mortes do bebê pode ser a do tipo W, cuja imunização só é disponível ao público na rede particular e custa cerca de R$ 500 a dose.

“Mantendo o calendário de vacinação em dia, várias patologias podem ser prevenidas, inclusive vários tipos de meningite”, ressalta a técnica de enfermagem do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Kelli Barp Zanette.

No entanto, vale lembrar que a pentavalente e a tríplice bacteriana não estão disponíveis no município, pois está em falta no Ministério da Saúde, que é quem faz a distribuição. Kelli acredita que até o final do ano os estoques das vacinas devem ser normalizados.

Mais de 400 vacinas neste fim de semana 

A população do bairro Boa Vista foi imunizada contra a meningite neste fim de semana. Ao todo, mais de 400 pessoas foram imunizadas no 24h ao longo do sábado e domingo. “Está tudo sob controle. Estamos atentos, preocupados, trabalhamos no fim de semana todo, com dez equipes visitando as casas das crianças da creche, e também fazendo orientação a todas as famílias. Abrimos a sala de vacina no sábado e domingo no Boa Vista, e pelo resultado, vamos repetir agora a partir do sábado que vem em outra regiões”, comenta Acélio.

Os próximos locais onde também serão feitas as vacinas, assim como no bairro Boa Vista, ainda não estão confirmados e serão anunciados em breve. A ação acontecerá também no fim de semana, para poder atender aqueles que não têm disponibilidade ao longo da semana.  
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito