Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Saiba quais são os felinos silvestres mais comuns em Criciúma 

No Brasil, existem nove espécies; Em Santa Catarina é possível encontrar somente cinco

Por Roberta Martins Criciúma, SC, 19/10/2022 - 16:31 Atualizado em 19/10/2022 - 16:49
Foto: Vitor Bastos / Arquivo Pessoal
Foto: Vitor Bastos / Arquivo Pessoal

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o desmatamento e a escassez de presas, é cada vez mais comum encontrar animais silvestres em áreas urbanizadas, no caso de felinos, a situação não é diferente. Em Santa Catarina, existem cinco espécies, já em Criciúma, registradas, foram três.  

O biólogo Vitor Bastos explica que felinos silvestres nada mais são do que gatos não domésticos. “As espécies que podemos encontrar em Criciúma é o Gato-maracajá, Gato-do-mato-pequeno e Jaguarundi", comenta. 

No país, as espécies de felinos que podem ser encontradas são: Onça-Pintada, Onça-Parda, Jaguatirica, Jaguarundi, Gato-do-mato-grande e Pequeno, Gato-do-Mato do Norte e do Sul e o Gato-Palheiro. 

 E o que acontece se uma espécie sumir?

“Digamos que, se o Gato-maracajá some, a população de Cotia aumenta e eles irão se alimentar de semente, fazendo muitas espécies de plantas não germinarem, assim passarinhos e insetos não conseguem achar alimento”, ressalta Bastos.  

O número de felinos silvestres que morreram atropelados na região aumentou, o biólogo explica que por serem animais noturnos, alguns motoristas em alta velocidade não conseguem frear a tempo. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito