Agrotóxicos ou defensivos agrícolas? Qual é a diferença de cada um deles? A resposta é simples, não existe distinção. Segundo o engenheiro agrônomo e gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), Matheus Fraga, o termo correto a se dizer é agrotóxico.
Além disso, desde 2010, a Cidasc tem feito um Programa Estadual de Controle de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, que realiza coletas dentro do estado para monitorar o nível desses agrotóxicos nos alimentos.
"No modelo agrícola atual que a gente adota não só em Santa Catarina, como no Brasil, exige o uso de determinados insumos e um deles são os produtos agrotóxicos. Mas a população tem que ficar segura, os agrotóxicos têm que ser utilizados de acordo com as regras”, ressalta o engenheiro agrônomo.
De acordo com Fraga, há alguns alimentos que normalmente se utiliza mais defensivos agrícolas que o normal. Alguns exemplos são o tomate, o pimentão e o morango. “Ao longo do tempo os indicadores desses alimentos têm caído bastante”, comenta.