Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saimon Novack e a nova tendência do finger food

Na estreia do seu espaço no Programa Adelor Lessa, chef tratou sobre a nova forma de servir refeições em festas

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 13/09/2019 - 09:02 Atualizado em 13/09/2019 - 10:12
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito
Fotos: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A nova tendência do finger food foi o assunto do chef Saimon Novack na sua estreia no quadro semanal Gastronomia em Pauta que apresentará no Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. "É aquela comidinha para comer com as mãos. É algo bem informal, bem à vontade. Há um ou dois anos o pessoal ficava meio receoso, como fazer um casamento com aquele buffet grande para de repente colocar dez a doze pratos com porções menores, será que meu convidado não sairá falando mal da festa?", definiu.

Saimon lembrou que o finger food não é, necessariamente, oportunidade para comer menos. Ele pode primar pela diversidade no cardápio, com quantidades generosas. "Nós cozinheiros e chefs da região fomos desmistificando isso. Fazemos finger mas com porções generosas. Primeiro a de comer com a mão, mas nada impede de o convidado repetir. Depois entrar os volantes, o finger tem caráter de entrada, servimos cinco ou seis tipos, e vem o volante. Apesar de usar uma louça menor, e não um prato fundo, mas servimos desde um risoto até a velha e boa polenta com galinha", contou. 

E o finger food permite até comer e se divertir ao mesmo tempo. "Entra aquela polenta cremosa, muita gente comendo polenta na pista até dançando funk", disse.

Um prato

No prato a destacar na semana, Saimon citou o risoto como uma referência de bom prato. Ele mencionou, ainda, que o risoto de limão siciliano estará no cardápio de um dos próximos eventos em que o chef estará trabalhando. "É um prato dinâmico. Quem quiser se aventurar pela cozinha, o risoto é uma boa pedida. É um prato relativamente rápido, se tiver um caldo pronto, melhor", referiu. "Vamos colocar os ingredientes iniciais na panela, vai entrar com um bom vinho branco, seco, e depois vai entrar com o caldo quente, mexendo sempre para obter aquela cremosidade e o ponto, é provando mesmo. Tem que provar", emendou.

O risoto bom tem que ter cremosidade. "Um pouco mais ao dente, com o grão mais firme, mas com cremosidade, e isso obtido com o amido do próprio arroz", colocou.

Saimon Novack estará todas as quintas-feiras com o Gastronomia em Pauta no Programa Adelor Lessa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito