Criticada por uns, amada por outros, a dobradinha é um prato culinário com muitos apreciadores no sul catarinense, de acordo com o chef de cozinha Saimon Novack. Com as entregas a todo vapor neste período de pandemia, Saimon afirmou que teve de incluir o prato em seu menu devido a grande quantidade de pedidos. Nesta sexta-feira, 15, o cozinheiro esteve no programa Adelor Lessa e em uma live no instagram @radiosommaior, ensinando a como preparar uma boa dobradinha.
A primeira dica do chef é: não colocar muitos ingredientes extras no preparo. “Tem gente que põe bacon e uma série de temperos que mascaram o gosto do prato, preparamos da forma mais simples possível, que é como os apreciadores gostam”, destacou.
A limpeza do bucho é parte primordial do preparo e deve ser feita ainda na véspera, já que o odor do bucho não é dos mais agradáveis. “Lavamos duas vezes, ferve na água com suco e casca de limão e depois retira todos os excessos desagradáveis ao paladar com a faca”, recomendou.
Em seguida, basta cortar os pedacinhos de forma retangular, todos do mesmo tamanho e separar para levar à panela no próximo dia. Além do feijão branco, deve-se utilizar também de cebola, alho, pimenta dedo de moça e páprica defumada para dar uma cor amarelada e uma camada de sabor a mais à receita.
“Se for fazer em panela de ferro sem pressão, o tempo de preparo vai umas duas horas tranquilamente. Mas, se fez o refogado, colocou o caldo e levou para a pressão, a partir do momento em que começou a chiar a panela, é 30 minutos para o bucho ficar macio e bom ao paladar”, disse.
Para quem quiser encomendar um bucho ou outro dos pratos presentes no menu do chef, basta entrar em contato pelo instagram @saimonnovack ou pelo telefone 99643-6523.