O verão é aquela época em que, quem está na praia, costuma receber a visita de muitos parentes, amigos e conhecidos para uma conversa e, também, para um bom almoço. E se tem uma comida que costuma ser muito bem aceito pela maioria das pessoas, e que definitivamente rende muitos pratos, é a boa e velha feijoada.
De acordo com o chef de cozinha Saimon Novack, a feijoada é uma ótima opção de comida para se fazer para muitas pessoas - já que “basta adicionar um pouco de água que sempre cabe mais um prato”. Apesar de muitas pessoas acharem este prato muito pesado para se comer no verão, Saimon ensina à como preparar uma feijoada leve sem perder o gosto.
“Uma dica básica para quem vai preparar uma feijoada comum é colocar o feijão de molho na véspera e, no outro dia, colocar uma água nova para fazer o prato. Além disso, pegue a carne suína [pé, joelho, orelha e rabo] e afervente por uns 10 minutos antes de colocar no feijão, para eliminar todo aquele excesso de gordura e deixar a comida mais leve”, recomendou o chef
Além disso, Saimon ressalta também a importância temperar bastante na hora de preparar o prato, utilizando ingredientes como cebola, pimenta ou dedo de moça. Já na hora de preparar o típico caldo para se comer com a feijoada, o chef destaca outra importante dica: cozinhar separado.
“Eu sempre cozinho um quilo de feijão separado. Coloco alguns defumados, tempero bem, levo para o liquidificador e, depois disso, aproveito para coar e colocar mais tempero no feijão, para servir aquele caldo de feijoada antes da própria comida”, concluiu Saimon, destacando o arroz, a farofa, a couve fatiada e a moranga caramelizada como ótimos acompanhamentos para a receita.