Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Santa Catarina sediará o Fórum Regional do Capitalismo Consciente

Com tema “Desigualdade Salarial”, o encontro acontece no dia 27 de abril, Florianópolis

Por Redação Florianópolis, SC, 18/04/2023 - 08:23 Atualizado em 18/04/2023 - 09:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2023, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) completa 10 anos de atividades e, de forma inédita, está realizando o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente dividido em Fóruns Regionais que acontecerão nas 11 filiais do instituto. Assim, a quarta filial a receber o evento será a de Santa Catarina. O evento acontecerá no dia 27 de abril, das 8h30 às 17h30, no Auditório Square SC, na rodovia SC-401, em Florianópolis. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sympla, e 50% do valor será destinado para o combate à fome e à insegurança alimentar, em parceria com a Start-up Connecting Food.

Filial de Santa Catarina vai discutir a desigualdade salarial

O evento está alinhado com o objetivo deste ano do ICCB de contribuir para a redução de dez impactantes desigualdades do país. A filial de Santa Catarina escolheu como temática a desigualdade salarial, já que o estado está bem posicionado no país em relação ao ranking de taxa de desemprego e oferta de vagas. O encontro, que vai reunir empresários e empreendedores catarinenses, lideranças orientadas para ESG e Sustentabilidade, profissionais de RH, estudantes e professores universitários, além de entidades do setor produtivo e representantes do poder público discutirá como a iniciativa privada pode contribuir com uma remuneração mais justa e igualitária, baseada nos pilares do Capitalismo Consciente.

O intuito é fomentar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10 (ODS 10) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre a redução das desigualdades.

“No ano em que completamos uma década de atividades, estamos tendo a oportunidade de nos aproximar e nos comunicar de forma ainda mais eficiente com empresários brasileiros por meio dos Fóruns Regionais. Queremos promover uma movimentação entre as regiões e ampliar a divulgação de conteúdos e boas práticas do Capitalismo Consciente aumentando a aderência ao movimento fora da região Sudeste. E junto a Filial de Santa Catarina vamos discutir um tema super importante que é a equidade salarial, para contribuirmos com a diminuição da desigualdade de remuneração, que é baseada em gênero, raça e orientação sexual”, destaca Daniela Garcia, CEO do ICCB.

Programação do evento

Na ocasião, após a abertura do evento, que será feita pelos líderes da Filial Regional do Capitalismo Consciente em Santa Catarina, Alex Marson, Fabiano Oliveira e Ariadne Rafaella, haverá a apresentação do Capitalismo Consciente por Daniela Garcia e Hugo Bethlem, cofundador e presidente do conselho do instituto. Em seguida, ocorre o Talk Consciente “Perspectivas sobre a desigualdade salarial” com Marisabel Ribeiro da Mercer, Augusto Massena da Dobra e Gilson Zimmermann do Movimento ODS SC.

Em seguida será realizado um Micro Talk sobre a ‘Perspectiva regional da desigualdade salarial no setor Industrial’, em que Alex Marson, co-líder da filial de Santa Catarina e CEO da Christal Holding, vai refletir sobre a desigualdade diante do cenário da indústria local. Outro Micro Talk vai ser realizado por Luciana Brick Pereira, diretora de operações da Viacredi. Além disso, serão realizados dois workshops. Primeiro, o Jogo do Capitalismo Consciente e segundo, o workshop regional Jogo da Desigualdade.

“O que pretendemos com esse Fórum, é que ele seja uma alavanca para amplificarmos o Capitalismo Consciente para os quatro cantos do estado, fomentando o interesse das empresas a aderir aos conceitos do movimento, na prática. Ao trazer o tema da Desigualdade Salarial para próximo desse público, vamos poder discutir saídas, explorar possibilidades, elevar a consciência sobre essa problemática e juntos, pensar em alternativas para então solucioná-la”, comenta Fabiano Oliveira, co-líder Regional do Capitalismo Consciente em Santa Catarina.

O Fórum Regional tem apoio institucional de Rumo Certo e RZ Mídias, além dos patrocínios das empresas Irani, Habitasul, C-Pack e Lago Azul. Os interessados em participar devem entrar em contato com a equipe da Filial do Capitalismo Consciente de Santa Catarina através do e-mail [email protected] ou por WhatsApp (48) 99191-4580.

Sobre o Capitalismo Consciente

O movimento Capitalismo Consciente surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo incentivar, inspirar e ajudar negócios a adotarem práticas que visem a geração de valor para todas as partes interessadas de uma organização. Esse trabalho é feito por meio de quatro pilares: Propósito maior, Liderança consciente, Cultura consciente e Orientação aos stakeholders.

No Brasil, os princípios do movimento estão sendo disseminados pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) que, desde junho de 2021, está presente também em Santa Catarina.

Serviço

  • Evento: Fórum Regional do Capitalismo Consciente de Santa Catarina
  • Data e horário: 27 de abril, das 8h30 às 17h30
  • Local: Auditório do Square SC
  • Endereço: Rod. José Carlos Daux, 5500 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005
  • Ingressos: Por meio do Sympla, neste link

Sobre o Instituto Capitalismo Consciente Brasil 

Desde 2013 contribuindo para transformar a forma como se fazem negócios e investimentos no país, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) incentiva, inspira e ajuda empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações, com uma abordagem pautada em propósito e cuidado com os stakeholders. Em 2023, a organização celebra 10 anos de atividades promovendo ainda mais cursos e formações, expansão de suas filiais regionais pelo Brasil, presentes no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além da realização de grandes eventos com objetivo de elevar ainda mais consciência, com a missão reduzir desigualdades e realizar programas de conscientização, inspiração e educação. Em sua primeira década, o Instituto alcançou a marca de 228 corporações associadas, 487 embaixadores certificados, 76,3 mil seguidores nas redes sociais e o número de associados pessoa-física ultrapassou a marca de 5,5 mil pessoas. 
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito