Criciúma sediou na manhã desta sexta-feira, 10, a posse dos nove novos conselheiros tutelares do município. Os conselheiros que foram eleitos pela própria comunidade, e que atuarão em Criciúma pelos próximos quatro anos, foram empossados em um evento que contou com a presença de autoridades do Paço Municipal e da Câmara de Vereadores.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Solange Castagnel, os novos servidores irão trabalhar para garantir a segurança, os direitos e saúde física e mental das crianças e adolescentes de Criciúma.“São inúmeras as situações em que o conselheiro tutelar são ‘acionados’. São casos de violações de direito, seja pela busca de vagas de creches, na área da saúde, assistência social ou até mesmo privação de educação”, ressaltou a presidente.
Os conselheiros trabalham, muitas vezes, com as próprias famílias, para garantir que as crianças estejam bem inseridas no seio familiar e que recebam todos os cuidados necessários para se tornarem cidadãos educados e responsáveis. Além disso, os mesmos podem ser acionados em casos em que a família priva a criança e o adolescente de necessidades básicas, como acesso à educação e a saúde.
“Temos muitos casos em que as famílias abandonam os filhos, não levam para a escola e não dão remédios. Parece que absurdos como estes não existem em nossa sociedade, mas é algo bem presente”, afirmou Solange.
Antes de serem empossados, os nove conselheiros passaram por todo um sistema de capacitação, a fim de garantir um bom conhecimento para desempenho da função. Os mesmos já estão disponíveis em Criciúma, e já podem ser solicitados por toda a comunidade.