Forças políticas e lideranças empresariais de Içara seguem se mobilizando pela continuidade das obras da Rodovia Paulino Búrigo, a SC-445, e contra o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e maternidade do Hospital São Donato. Na segunda-feira (3), o governo do Estado disse que o pagamento às empreiteiras começariam a partir daquele dia. No entanto, a empresa ainda não recebeu os valores e a obra anda em ritmo lento.
"Iniciamos um movimento e, em menos de 10 dias, já tivemos resposta que o governo finalizou a medição de janeiro e a continuidade de emissão de notas fiscais. Entendemos que essa sinalização dá continuidade à obra. No entanto, estamos em alerta. Desde a participação do nosso secretário regional de Infraestrutura, Ademir Honorato, que teve uma fala sobre áreas de indenização e alguns detalhes que precisam ser vistos em relação ao projeto. Não queremos que isso atrase ainda mais o cronograma", comenta a presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII), Tatiana Pavei.
Outra luta das lideranças é pelo Hospital São Donato, em Içara, que passa por uma situação complicada. "Tem as contas para pagar, os médicos, os funcionários, todo o arsenal que existe para que o hospital funcione 24 horas por dia, sete dias por semana. O atraso nos pagamentos faz com que desmobilize uma estrutura que está ali posta. Existe um caráter de urgência muito grande", enfatiza.
Nesta quarta-feira (12), está marcada uma reunião com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para falar sobre a situação dos 20 leitos da UTI e da maternidade da unidade. "Na semana passada, 17 [leitos] estavam ocupados. Não faz sentido a gente perder essa condição de suporte que é colocada para a comunidade. Aqui são recebidos pacientes do estado inteiro", concluiu a presidente.