Com metodologia interativa e desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sebrae/SC realiza no próximo mês, o Empretec 2022 em Criciúma. O programa auxilia empresários de micro e pequenos negócios a identificar e multiplicar talentos, analisar cenários e aproveitar oportunidades. A capacitação acontecerá do dia 17 a 22 de outubro, das 8h às 18h, na Associação Empresarial do município (Acic).
O Empretec funciona como uma imersão no universo do empreendedorismo. São seis dias ininterruptos de seminário intensivo, com foco em discussões e aperfeiçoamentos de desenvolvimento pessoal e gerencial. Trata-se do principal programa de formação de empreendedores do mundo, aplicado em 40 países. No Brasil, a promoção é feita exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994.
"O intuito é desenvolver a capacidade empreendedora de empresários ou potenciais. É um workshop no regime de imersão, com dinâmicas para que as pessoas exercitem suas habilidades, como aqueles que estão gerindo uma empresa, um negócio ou possuem algum projeto", destaca o analista de atendimento da gerência regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
Organização dos negócios, desenvolver características comportamentais empreendedoras, adquirir segurança na tomada de decisões, melhor desempenho empresarial, aumentar as chances de sucesso e ampliar a rede de contatos, são as principais propostas do Empretec.
Neste ano, a turma de Criciúma será composta por 24 alunos e cada um deles, passou por uma entrevista de seleção. "Formamos nos municípios dos Estados de abrangência, um grupo por ano. Mas antes, são realizados encontros com os candidatos para uma avaliação. Normalmente entrevistamos de 30 a 35 pessoas", explica Guze.
Empreendedores de sucesso
O programa defende que dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso é o principal fator para se tornarum "empreteco".As 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, mostram como agem os líderes que alcançam resultados positivos e quais são os 10 comportamentos característicos desses perfis.
Proprietário de uma empresa de comércio de autopeças em Içara, Diovanio Mateus Antunes participou do Empretec em 2018. Na época, fazia apenas quatro meses que ele tinha comprado a parte do antigo sócio e enxergou o programa como uma oportunidade de reestruturar o seu negócio.
"Foi em meio a greve dos caminhoneiros, um momento muito difícil. Quando me apresentaram o Empretec e perguntaram se eu teria interesse em fazer, eu disse que isso já era mais que uma vontade, era uma necessidade. O programa me deu força e motivação no momento em que eu mais precisei", destaca Antunes, acrescentando que atualmente, a empresa já dobrou de tamanho.
O Empretec é aplicado com um método interativo, conduzido por especialistas do Sebrae. Um dos grandes objetivos é redefinir a visão de mundo, liderança e senso de oportunidades dos empresários.
Lourival Manoel Machado, afirma que o Empretec é um divisor de águas para os negócios. Dono de uma empresa especializada em programação de software em Criciúma, ele participou do programa em 2017, na busca por novas oportunidades. "Tenho a empresa há 22 anos. Quando participei da imersão, tive novas visões e formas de gestão. Abriu horizontes inclusive, para superar dificuldade", comemora.
"Consegui ter uma visão mais ampla do meu negócio, parametrizar de diversas formas diferentes os meus processos produtivos, financeiros e logísticos. Hoje tenho três empresas e enxergo o bom investidor que sou. O meu faturamento mais do que triplicou e afirmo que quem entra no Empretec de mente aberta, o resultado é certeiro", acrescenta Marcos Manganelli da Fonseca, dono de uma rede de rótulos e etiquetas.