Provocado em um grupo de WhatsApp no começo da noite desta quinta-feira (10), o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, comentou a decisão do Governo do Estado de revogar a portaria que obriga o uso de máscaras em Santa Catarina. Ele informou que uma nova portaria, indicando a liberação do uso ou não de máscaras, tornando-o facultativo, será publicada no sábado (12) em conjunto pelas secretarias de Saúde e Educação.
"Fomos pioneiros no retorno às aulas presenciais no país em 18 de fevereiro de 2021, no sistema híbrido", lembrou Vampiro. "Em 8 de fevereiro de 2022 tiramos qualquer distanciamento entre alunos nas salas de aula e também retiramos a opção remota", reforçou.
Leia também - Secretário confirma: Estado vai desobrigar uso de máscaras
"Agora a recomendação de utilização de máscara sem obrigatoriedade, de acordo com a opção dos pais e agora dos alunos também. A portaria da Educação saíra sábado junto com a da Saúde, já que todos os atos foram determinados pelos agentes sanitários. Evolução sempre!", arrematou o secretário.
Mais cedo, em entrevista à Rádio Som Maior, o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, havia confirmado a decisão tomada pelo Governo do Estado de revogar o decreto de uso das máscaras, deixando em stand by somente a data do ato. Durante a tarde veio a informação do dia 12, confirmada pelo secretário Vampiro horas depois.