Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Seis escolas terão laboratórios de eficiência energética

Espaços serão utilizados para qualificação profissional

Por Redação Florianópolis, SC, 08/10/2020 - 11:32 Atualizado em 08/10/2020 - 12:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Celesc pretende preparar os estudantes do Ensino Médio para o mundo do trabalho, capacitar os professores e ainda reduzir o desperdício de energia elétrica. Com o Projeto Educacional de Eficiência Energética, seis Centros de Educação Profissional (Cedup) de Santa Catarina receberão laboratórios para que os alunos aprendam e atuem de modo efetivo na otimização do uso de energia elétrica tanto em casa quanto em indústrias e comércios.

A expectativa é que 2.849 alunos da rede estadual tenham essa qualificação na grade curricular do ensino técnico e profissionalizante nas unidades do Cedup de Joinville, Chapecó, Lages, Tubarão, Criciúma e Blumenau. No período de 10 anos, o projeto tem potencial de qualificar 28.490 alunos e chegar a 85.470 pessoas familiares desses estudantes, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e criando disseminadores do uso eficiente de energia elétrica.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, ressalta que o projeto possibilita aos estudantes da rede estadual a oportunidade de ter conhecimentos e experiências que podem mudar as carreiras estudantil e profissional dos alunos. Além disso, reforça que os professores da rede serão capacitados para que as escolas possam aproveitar ao máximo o potencial desses modernos laboratórios.

"É mais uma ação que vem no sentido de fortalecermos a vontade dos estudantes de quererem estar nas nossas escolas e reforçar o sentimento de pertencimento. Essas são premissas com as quais temos trabalhado para podermos abrir mais oportunidades aos nossos estudantes em suas vidas e no mundo do trabalho, colhendo resultados que vão beneficiar todo o Estado", destaca Uggioni.

O gerente de Projetos da Celesc, Rodrigo José Hoffmann, ressalta que a iniciativa é inédita no sul do Brasil. "O projeto coloca o ensino técnico profissionalizante do Cedup na vanguarda deste modelo de ensino, utilizando laboratórios importados e modernos que simulam em sala de aula as condições reais sobre o funcionamento da geração de energia eólica, solar (renováveis e sustentáveis) e hídrica (a mais conhecida)".

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito