Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sem estresse: confira dicas para aproveitar as férias escolares de inverno

A pausa do meio do ano chegou e com um grande desafio para alguns pais

Por Redação Criciúma, SC, 19/07/2024 - 09:31 Atualizado em 19/07/2024 - 17:32

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a criançada em casa é preciso programar um roteiro de lazer e ficar atento à uma série de detalhes para que os momentos de descontração sejam agradáveis e seguros. “É importante também promover a educação para o consumo nos pequenos, para que se tornem jovens e adultos mais conscientes dos seus deveres como cidadãos e equilibrados financeiramente”, explica Júlio Bittencourt, psicólogo de Criciúma.

A dica para quem quer economizar, está em descobrir e usufruir do lazer gratuito da sua região. “Parques, praças, campos ou quadras podem ser uma boa opção. Os jogos de tabuleiro ou de cartas também são alternativas para os dias de frio e chuva que dificultam as atividades ao ar livre”, sugere o psicólogo, que também é especialista em Saúde Mental. 

A readaptação da rotina para pais e crianças se faz necessária neste período. Para isso, o psicólogo destaca algumas informações para aproveitar da melhor maneira possível o recesso escolar de inverno.

Precisamos considerar que há pais:

- Que trabalham fora e os filhos precisam continuar na creche/colônia de férias.
- Que trabalham fora e os filhos ficam na casa de alguém da rede de apoio e.
- Que trabalham em casa.

Diante dessas realidades: 

- Caso continue indo para a mesma escola, ainda assim há uma outra atmosfera. Converse com seu filho sobre como está sendo esse período.
- Crie momentos para que vocês estejam juntos. Lembre-se que qualidade é mais importante do que quantidade, isto será muito bom para a solidificação de memórias afetivas.
- É importante que seu filho brinque bastante. Quanto menos telas e quanto mais "ar livre", melhor.
- No momento das férias as crianças estão livres das rotinas escolares. O que não significa que estarão livres das regras. Crie hábitos para que, adaptado à idade da criança, ela possa contribuir de alguma forma com a rotina da casa. Estabelecer zero rotinas ou zero regras não é bom para a criança nem para quem convive com ela.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito