O Senai de Criciúma promoveu a entrega dos certificados dos alunos que realizaram os cursos de Esmaltação e Prensa, realizado em parceria com o Sindiceram. A parceria que vem sido idealizada desde 2018, se concretizou em 2022, após a pandemia.
“Tivemos um resultado muito positivo destas primeiras duas turmas. Um dos alunos, por exemplo, que trabalha como operador de prensa há 16 anos, nos disse que nessas 12 horas de curso aprendeu coisas que nesses mais de 15 anos não tinha conhecimento. Só com este depoimento é possível perceber a importância desta parceria”, enaltece o presidente do Sindiceram, Otmar Müller.
De acordo com a supervisora dos cursos de curta duração do Senai, Izamara Fabre Custódio, a parceria garantiu qualificação profissional de qualidade aos colaboradores. “O objetivo desta parceria foi trazer cursos de curta duração focados na área cerâmica e qualificar esses trabalhadores na área que eles precisam. Iniciamos com os curso de prensa e esmaltação, mas outros títulos já estão programados. Foram 33 formados nestas primeiras turmas”, enaltece.
O curso de esmaltação teve 24 horas de carga horária e o de prensa, a duração de 12 horas. Foi um projeto aberto a todos os funcionários das quatro indústrias que participaram desta primeira etapa (Angelgres, Eliane, Cerâmica Elisabeth e Gabriela Revestimentos Cerâmicos).
“Nessas reuniões que aconteceram desde de 2018 com as indústrias, nós elencamos as prioridades que as cerâmicas teriam nos seus cursos operacionais. Este ano retomamos este projeto. É uma necessidade das empresas e uma vontade do Sindiceram oferecer qualificação aos profissionais. Ficamos muito felizes com o sucesso que foram esses cursos. Vamos organizar novas reuniões e pensar nos próximos que serão realizados”, enaltece o diretor executivo do Sindiceram, Alexandre Zugno.
De acordo com a gerente executiva do Senai Sul e Litoral Sul, Graziela Silva branco, a parceria entre instituição de ensino, indústria e sindicatos, faz a diferença para o colaboradores. "Estes cursos desenhados de forma colaborativa junto com as indústrias e sindicatos são a estratégia mais assertiva para solução das necessidades de qualificação em curto prazo, que tem sido o grande desafio das empresas, independente do segmento. O Sindiceram tem sido um grande entusiasta destes projetos", garante Graziela.