Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ser praia de mar aberto traz a bandeira vermelha ao Rincão

Capitão do Corpo de Bombeiros, Renan Fernandes, explica as condições de segurança do mar do balneário

Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 07/01/2020 - 18:00
Fotos: Denis Luciano
Fotos: Denis Luciano

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Três bandeiras ilustram as condições de banho nas praias brasileiras: a verde, que indica condições seguranças, a amarela, que demanda atenção, e a vermelha, referente a um mar perigoso para os banhistas. No Balneário Rincão, em um dia "de sorte", a bandeira pode ser encontrada na cor amarela. O comum é a bandeira vermelha no balneário. 

O Capitão do Corpo de Bombeiros, Renan Fernandes, explicou os motivos do Rincão, geralmente, ter as condições não tão seguras para os banhistas. "Devido às condições, por ser mar aberto, na grande maioria das vezes nós não temos condições adequadas para tomar o banho com a maior segurança. Muito raramente vamos ter a bandeira verde, quase que nunca. Devido à condição da praia, sempre nós temos valas e correntes de retorno, a grande maioria das vezes é bandeira vermelha", disse Fernandes.

Quem caminha pela praia nota, também, bandeiras vermelhas fincadas na areia, bem próximas ao mar. É comum que guarda-vidas apitem e sinalizem para os banhistas que entram na água na reta dessas bandeiras, que indicam locais mais perigosos para banho. São os pontos que podem ter correntes de retorno e valas.

"Na própria orla nós temos a bandeira vermelha que indica que aquele local é perigoso. Na bandeira amarela, também colocamos sinalização de praia, com bandeira verde indicando onde é o local adequado para tomar banho", apontou Fernandes.

Quem não conhece a praia ou está acostumado a tomar banho em rios, pode pensar que o local mais seguro no mar é onde há menos quebra de ondas e a água está mais "lisa". É um engano. "Tem que tomar banho onde tem a quebra da onda, que é o local onde não tem corrente de retorno", esclarece Fernandes. O ideal é conversar com o guarda-vida para saber o local mais seguro, sempre que tiver a dúvida sobre as condições de banho nos balneários. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito