Desde maio, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina trabalha na SC-370, no trecho da Serra do Corvo Branco, para recuperação da rodovia após as chuvas. Em meio ao risco de novos acidentes em períodos chuvosos, roubo de equipamentos atrasou ainda mais o andamento dos trabalhos nesta semana.
"Nós pretendemos em até 30 dias finalizar as obras de contenção. Tivemos alguns problemas, na segunda-feira, as máquinas tiveram as baterias roubadas e os cabos de conexão também. Perdemos dois dias de serviço para fazer a recomposição dos equipamentos", explica o secretário adjunto de Infraestrutura do Estado, Alexandre Martins.
Relembre:
Sem previsão de liberação da pista na Serra do Corvo Branco
Começam trabalhos de desvio de traçado onde houve perda de pista na Serra do Corvo Branco
Por conta das chuvas de maio, um desmoronamento atingiu a pista. Semanas depois, houve um deslocamento de rochas que chegavam a duas toneladas. Neste caso, o estrago foi ainda maior. "Nesse ponto mais grave, nós tivemos que fazer uma pista em balanço. São 20 metros de estrada como se fosse uma laje, uma marquise, tivemos que fazer um obra de engenharia bem mais complexa", comenta.
Passa fauna e galerias - já concluídas - tiveram que ser recuperadas para depois continuar os trabalhos de pavimentação da SC-370. "Temos a previsão de começar a obra do trecho entre Urubici até o corte no próximo mês. Precisamos dar uma acelerada, principalmente, na terraplanagem", informa Martins. Já na etapa do pé da Serra, a expectativa é dar início à pavimentação em novembro e concluir os dois trechos em seis meses.
Serra do Corvo Branco será liberada nesta quinta-feira
A obra emergencial segue pelas próximas semanas. Mas, a partir desta quinta-feira (18), a Serra será liberada para tráfego das 17h até às 9h. No outro período, o trânsito permanece interrompido e as máquinas vão continuar trabalhando na pista.
O serviço é executado em três frentes: drenagem, com o objetivo de escoar a água das chuvas e desviar da estrada; contenção de encostas e recuperação de pista. Em paralelo, está sendo realizada a pavimentação da SC-370.