Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Serviço de Demanda Espontânea: novo modelo de atendimento em saúde é implantado em Criciúma

Cerimônia acontece segunda-feira (1º), às 19h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Quarta Linha

Por Redação Criciúma, SC, 30/06/2024 - 12:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os moradores da região da Quarta Linha, em Criciúma, serão os primeiros a serem beneficiados com o novo protocolo de atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS). Na próxima segunda-feira (1º), o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o lançamento do Serviço de Demanda Espontânea, às 19h, na UBS Quarta Linha, localizada na rua Mansueto Luiz Rosso.

Durante a solenidade, será realizada, também, a assinatura da ordem de serviço para a construção da sala e compra de equipamentos de raio-x. O investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão, sendo R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Júlia Zanatta.

O Serviço de Demanda Espontânea é um novo protocolo de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. Além de consultas por agendamentos, a UBS terá mais uma equipe de enfermagem e um médico exclusivo para atendimentos clínicos sem agendamentos prévios, mas com necessidade. O horário de funcionamento será das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira. "São casos clínicos como uma infecção urinária, dor de ouvido ou um quadro gripal forte, por exemplo, em que os pacientes poderão ser atendidos sem a necessidade de agendar a consulta", afirmou o secretário municipal de Saúde, Devid de Freitas Floriano.

Unidade de saúde passou por reforma

Para implantar o novo protocolo de atendimento, a UBS Quarta Linha foi restruturada. O espaço foi dividido em dois setores: um para as consultas agendadas previamente e o outro para os atendimentos com demanda espontânea. "Este é um projeto-piloto. Será aplicado o protocolo do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), onde as equipes de enfermagem poderão prescrever medicamentos se houver necessidade. Para isso, os profissionais que atuarão na unidade de saúde foram capacitados", explicou a gerente da APS da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Casagrande Velho Mattioli.

Colaboração: Janine Limas/Prefeitura de Criciúma

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito