Ficou marcado para o dia 26 de outubro a realização da Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal, para discutir clima e desastres naturais. A proposta do senador Esperidião Amin vem ao encontro do que já propôs na sua primeira legislatura como senador, em agosto de 1997.
"Em 15 de agosto de 1997 nós propusemos no Senado a criação de uma Comissão Parlamentar Especial para analisar os desastres naturais da época. Essa comissão realizou um belo trabalho. Agora, no dia 14 de setembro, motivado por uma sugestão do jornalista Fernando Gabeira, apresentamos uma proposta de realização de uma sessão de debates temáticos sobre esse tema. A proposta foi aprovada no dia 19 de setembro, e o que nós estamos prevendo é que os acontecimentos, os desastres naturais que estamos enfrentando, tornam muito oportunos a realização de debates temáticos", destacou Esperidião Amin.
O senador indicou dois nomes para participar do debate: o professor e climatologista Carlos Nobre, e a coordenadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Célia dos Santos Alvalá. Além deles, foram convidados representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil., Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério das Cidades, Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), Confederação Nacional dos Municípios (CNM).