Criado em 2007, o setor de Qualidade do HSJosé cumpre importante papel para o desenvolvimento de todas as ações realizadas na Entidade afim de garantir que as atividades saiam sempre de acordo com as normas regulamentadoras, garantindo também a humanização nos processos.
"O setor de Qualidade é uma estratégia da instituição para ressaltar a excelência. Neste setor são definidas as diretrizes, orientações e auxílio às áreas para se concentrarem em determinados requisitos, especialmente aqueles voltados à gestão, segurança e melhoria contínua", explica a gerente do setor, Márcia Campos.
Como principais ações desenvolvidas pelo setor estão inúmeras atividades, mas o setor que é composto por engenheira, enfermeiras e assistentes, trabalha atualmente em busca do mais elevado nível do selo de qualidade que a instituição almeja, a Acreditação em nível 3.
"Neste contexto, as principais atividades vão desde verificação e gestão documentos, (padronização, elaboração, validação, acompanhamento da aprovação, disponibilização, atualização e controle de documentos), a implantação de protocolos aplicáveis às áreas assistenciais, processos de apoio e institucionais e muito mais", comenta Márcia.
Fica sob responsabilidade do setor também, algumas funções de verificação do cumprimento de requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ANVISA, órgãos certificadores e instituições regulamentadoras.
Por meio de seu quadro de colaboradores, o setor de Qualidade coordena o Núcleo de Segurança do Paciente, o Programa de Gerenciamento de Resíduos, Gerenciamento de Riscos (identificação, barreiras, contingências, notificação, análise e melhorias), mapeia os processos e suas interações, discute, documenta, mensura e aponta melhorias, sempre com o objetivo de trazer ainda mais qualidade no atendimento aos pacientes.
"É importante apontar que todas as atividades precisam de manutenção, nada é estático. As práticas desenvolvidas são aprimoradas constantemente, há muita evolução em tudo, e é isso que gera o grande desenvolvimento das pessoas, os melhores resultados para o cliente e à instituição. O selo de qualidade do HSJosé e que é adotado de modo geral pelas instituições de saúde, possibilita o amadurecimento e crescimento em níveis. Cada nível da certificação possui a validade de dois anos, dentro desse período obrigatoriamente ocorrem as avaliações de manutenção (a cada oito meses). Ao término do período, tem-se a oportunidade de se recertificar ou a mudança para o nível maior", completa a gerente do setor.
Como forma de garantir melhorias dos processos e fazer com que se cumpram etapas já estabelecidas, o setor é dividido em algumas categorias que facilitam o desenvolvimento das atividades.
Além de todos os direcionamentos feitos, o setor de Qualidade tambémacompanha a definição de indicadores, os resultados e as ações de aprimoramento dos setores, estabelece práticas para o acompanhamento e adesão dos diversos protocolos; realiza auditorias internas e auditorias clínicas; assiste os comitês e comissões institucionais; entre outras funções.
O que temos visto nestes últimos anos é uma grande adesão dos profissionais para o cumprimento das políticas instituídas, principalmente quanto às práticas adotadas para recebermos os selos de Acreditação Hospitalar. "Todos têm se dedicado e continuam persistentes neste propósito, tendo em vista que em 2017 certificamos em nível 1, em 2019 em nível 2 e agora seguiremos firmes no objetivo de conquistar o último nível em 2021", completa Márcia.