O 8 de março é conhecido por representar a força, as conquistas e os desafios das mulheres na sociedade e uma das vozes desse movimento é Shirlei Monteiro, diretora-executiva da Associação Beneficente Abadeus, em Criciúma. À frente da entidade, ela se tornou uma liderança feminina de destaque no Sul catarinense, com especial protagonismo no Terceiro Setor.
Avó de três pequenos, Shirlei iniciou seu trabalho na Abadeus ainda quando era mãe dos dois primeiros filhos, há 32 anos, e desde então carrega todos os dias a missão de transformar a vida de centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos pela associação.
"Trabalho diariamente com muita humildade e diligência. Desejo deixar um legado que contribua para que os meus netos e as próximas gerações desfrutem de um mundo melhor, menos desigual, mais justo e humanitário", afirma Shirlei.
Atualmente, o Brasil ocupa o ranking dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo, segundo estudo lançado, em 2021, pelo World Inequality Lab. A Abadeus tem buscado mudar essa estatística no Sul do estado.
A instituição desenvolve uma série de projetos sociais, tais como inovação social, inclusão digital, o programa Jovem Aprendiz, oficinas de música e fotografia, educação infantil e atendimentos emergenciais, entre outros, e atua com foco no fortalecimento das famílias.
"Partimos sempre do princípio de que a família é a célula mater da sociedade: famílias fortes, sociedade forte. E é maravilhoso poder contribuir para a transformação de histórias de vidas reais. A cada oportunidade criada vemos vidas transformadas, histórias reais de superação, inclusão social e econômica. Estamos firmemente comprometidos com a redução das desigualdades", declara Shirlei.
Liderança feminina de impacto
No comando da Abadeus, a diretora-executiva enfrentou muitos desafios, desde adequações ao Marco Legal do terceiro setor até a implantação de novos serviços e programas, mas que no fim resultaram no reconhecimento nacional e internacional da entidade. "Também conquistamos certificações importantes que atestaram a idoneidade, transparência, resultados e impacto social da Abadeus e seu compromisso com a transformação social", diz Shirlei.
Além disso, em 2021, a Abadeus conquistou um feito inédito: se tornou a instituição pioneira em inovação social de Santa Catarina. "É uma conquista que eleva a qualidade do processo de ensino e desenvolvimento e permite ao nosso público o acesso a trilhas de aprendizagem focadas na educação empreendedora e inovação, à tecnologia e informação, a mentorias e ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. Com isso, eles podem superar os grandes desafios do século 21, um mundo altamente tecnológico com protagonismo, possibilitando o acesso ao mundo trabalho e ao sonho de um curso superior", comenta.
Protagonismo da mulher
Apesar dos avanços na conquista dos direitos e serem a maioria na quantidade de profissionais com ensino superior no Brasil, as mulheres ainda são minoria na liderança de empresas. Elas ocupam apenas 39,5% dos cargos de chefia e têm salários 19% menores em comparação aos homens. Os dados são da Catho, plataforma digital de vagas de emprego e estágio.
Segundo Shirlei, ter mais mulheres em posição de protagonismo, principalmente nas companhias, traz ganhos a todos. "A diversidade em postos de liderança contribui para um desenvolvimento com mais equilíbrio e proporciona visão de mundo diferenciada, isso gera valor para as organizações e reflete positivamente na sociedade como um todo", reforça.
Na visão dela para garantir isso é preciso de união. "Estabelecer relação de parceria e cooperação entre homens e mulheres é a forma mais adequada e produtiva de trabalharmos por um mundo melhor. Vivemos um tempo de relações frágeis e isso tem fragilizado a sociedade. Cooperação e parceria são fundamentais, necessitamos cultivar mais a união, cooperação, respeito e juntos trabalharmos para uma cultura de paz", afirma.