Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Símbolo do autismo em 1,7 mil estabelecimentos: Procon fiscaliza

Ação, orientada pelo Ministério Público, começa por supermercados e agências bancárias em Criciúma

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 18/09/2019 - 16:27 Atualizado em 18/09/2019 - 16:34

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É lei. Os cerca de 1,7 mil estabelecimentos comerciais de Criciúma devem fixar cartazes e placas com o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento preferencial. "Recebemos do Ministério Público (MP-SC) uma orientação no sentido de fiscalizar o cumprimento da lei 6.932, de 2017, para que os pontos se adequem à publicidade conforme a legislação", confirma o coordenador do Procon Criciúma, Gustavo Colle.

"Como nós temos apenas dois fiscais no Procon, nós encaminhamos um ofício à CDL, à Acic e também publicamos no site da prefeitura a orientação pelo cumprimento", informa. "O promotor nos encaminhou um outro ofício no final de agosto solicitando que em 20 dias úteis a partir do recebimento, que nós realizássemos algumas fiscalizações e elaborássemos um relatório informando à promotoria se todos esses locais listados estão ou não cumprindo a determinação", reforça o coordenador.

No ofício, o MP-SC indica quais estabelecimentos devem primeiro receber as visitas. Na lista constam supermercados e agências bancárias. Na soma, serão 22 fiscalizações. Confira:

Supermercados Angeloni

Supermercados Giassi

Supermercados Bistek

Supermercados MM Rosso

Banco do Brasil

Banco Itaú

Caixa Econômica Federal

Banco Santander

Banco Bradesco

Unicred

Sicredi

A fiscalização começou nesta quarta-feira, 18. "Começamos hoje, e será dado prazo de até 30 dias para que todos os estabelecimentos se adequem. Se não cumprirem nesses 30 dias, vamos começar a aplicar sanções", garante. "Queremos mostrar, aos poucos, a necessidade dessas pessoas especiais. Muitos não entendem que para o autista ficar em filas é um sofrimento e para os pais é até um constrangimento. Muita gente ainda confunde a inquietação do autista com pirraças e descontroles que por vezes ele demonstra", conclui.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito