Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Sinusite também pode ser originada após problema dentário

Cirurgião bucomaxilo do HSJosé fala sobre a doença e formas de tratamento

Por Redação Criciúma, SC , 22/03/2022 - 12:13
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pressão, sensação de cabeça pesada e dificuldade para respirar podem ser sintomas da Sinusite, uma inflamação das mucosas dos seios da face, que causa dor e incômodo. É uma doença considerada multifatorial, que pode ser originada após uma gripe ou infecção local. Porém, existe também a possibilidade de ser de origem dentária.

“Na nossa cabeça temos algumas cavidades ocas que chamamos de seios faciais, dentre eles nós temos o seio maxilar, que é uma cavidade oca que fica ao lado do nariz. Quando temos alguma inflamação nas membranas que recobrem essa cavidade, temos o quadro de sinusite. A sinusite maxilar de origem dentária corresponde a 10% aproximadamente das sinusites maxilares e ela ocorre em virtude de um processo infeccioso nos dentes, especialmente nos pré-molares e molares superiores”, explica o cirurgião bucomaxilo do HSJosé, Dr. Flavio Tomazi (CRO-SC 10818).

De acordo com o especialista, esse quadro causa a sensação de cabeça pesada, eventualmente uma dificuldade de respiração, pressão interna na cabeça, entre outros sintomas. “Os sintomas são semelhantes ao da sinusite normal. O que acontece, nesses casos mais especificamente, é que o médico prescreve o antibiótico, porém o problema acaba retornando, por conta de realmente não ser resolvido a origem do problema, que é o dente”, esclarece.

Tratamento dentário é necessário

A sinusite dentária é detectada por meio de exame clínico e exame de imagem (radiografia ou tomografia), onde é possível ver o seio maxilar e a relação dos dentes com este seio maxilar.

Segundo o bucomaxilo, o tratamento desta sinusite de origem dentária se faz com tratamento de canal, ou a remoção do dente. “É necessária a avaliação odontológica para determinar o correto diagnóstico e o melhor tratamento. É fundamental tratar a origem da infecção, para que ele não retorne em poucos dias”, enaltece.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito