Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Sistema de agendamento em UBSs de Forquilhinha gera discussão

Audiências públicas estão sendo realizadas para ouvir a população e resolver o problema

Por Giovana Bordignon Forquilhinha, SC, 23/03/2022 - 17:45
UBS do bairro Saturno registrou longas filas para agendamento de consulta / Divulgação
UBS do bairro Saturno registrou longas filas para agendamento de consulta / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Saúde de Forquilhinha recebeu algumas críticas nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (23), após um morador do bairro Saturno publicar uma reclamação no Facebook referente ao agendamento de consultas na UBS da sua comunidade.  No comentário, ele alegava que sua mãe precisou de atendimento médico e foi instruída a ir até o local de madrugada.

Segundo o forquilhinhense Henrique da Silva Machado, sua mãe, de 59 anos, precisou de atendimento por estar com febre e se surpreendeu com a resposta da equipe do posto de saúde. "Como uma pessoa sai de dentro de casa com febre, doente, 3h e vai para a frente do posto pegar número para uma consulta onde, no mínimo, teria que ser atendido na hora que chegasse no posto", indagou. A postagem teve muitas respostas. Algumas pessoas diziam sofrer do mesmo problema na UBS de sua comunidade e outras elogiavam o atendimento realizado via WhatsApp ou telefone. 

Prefeito explica

O prefeito do município, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), comentou que, atigamente, a população precisava vir até o Centro ou ao bairro Vila Franca para receber atendimento médico, e que hoje podem ir diretamente nas UBSs de seus respectivos bairros. Segundo ele, essa mudança foi feita para atender a um pedido da população e reduzir as filas de atendimento. E ressalta que, para receber atendimento por conta de febre, o paciente não deve ir a uma UBS. "Se a pessoa está com febre, ela tem que ir no Pronto Atendimento, que abre as 6h, aí não precisa pegar fila", declarou o prefeito.

Diante disso, o Governo Municipal, por meio da Secretaria  Municipal de Saúde está promovendo audiências públicas em todos os bairros que possuem UBSs para discutir e definir com os moradores a melhor forma de atender o público. A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (22) no campo suíço do bairro Vila Franca. Para a próxima semana estão agendadas mais duas audiencias e para as duas semanas seguintes também. 

Audiência pública desta terça / Divulgação

Secretário detalha

"Nós estamos indo para ouvir a população e tentar chegar em um consenso que melhore a qualidade de nossos atendimentos e a qualidade de vida dos nossos forquilhinhenses. Essa é a razão das audiências", explicou o Secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Melo. Ele explicou que estão lidando com uma situação onde há uma contravércia: algumas pessoas preferem o agendamento presencial, pegando a fila, enquanto outras querem que o agendamento por telefone continue. As audiências públicas foram a melhor forma que eles encontraram de solucionar este problema, convocando a população para que eles decidam o que é menor.

Além da discussão sobre o sistema de agendamento, que foi o objetivo principal da audiência, houve uma apresentação de toda a unidade básica de saúde, horários de atendimento, profissionais que fazem parte do atendemineto, tipos de especalidades e horários de funcionamento. Na reunião ficou definido que vai ser implantado um projeto piloto nessa unidade. Será oferecido a população um serviço de Discagem Direta Gratuita (DDG), o 0800, como um teste para ver se realmente vai suprir essa necessidade.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito