O Hospital São Donato (HSD), em Içara, está passando por um momento delicado. Por um furo milionário no caixa, a direção sinalizou que, se até o fim deste mês não houver uma solução, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a maternidade podem ser fechadas a partir de maio. O anúncio foi feio ainda em março, mas, até o momento, nada foi definido.
"Essa indefinição nos deixa angustiados. Os dias passam e a conta aumenta. Nós queremos continuar fazendo a prestação desses serviços para a comunidade, região e estado. Nós recebemos uma informação ontem, através do Acélio Casagrande [Secretário de Saúde de Criciúma] que esteve com a secretária [Carmen Zanotto], e ela disse que vai resolver a situação do hospital de Içara de forma definitiva", comenta o diretor-administrativo do HSD, Júlio César de Luca.
Leia também:
A Prefeitura de Içara ajuda com repasses todos os meses para a maternidade. No entanto, ainda não é suficiente. Considerando apenas esse setor, o prejuízo ultrapassa mais de R$ 340 mil por mês. "Disparamos no dia 28 de março um aviso para o Ministério Público, para a própria Secretaria de Estado da Saúde e para a Unesc, que tem os estudantes em estágio na maternidade, que até 30 de abril, não havendo uma solução, os serviços seriam interrompidos", explica.
A decisão final sobre o fechamento da UTI e da maternidade cabe à direção do Hospital. Por enquanto, os representantes do HSD aguardam esperançosos uma resposta do Estado. "Nos próximos dias, acho que essa situação tende a se resolver de uma forma que seja boa para todos", conclui.