Após despontar no cenário nacional do skate no Brasil e na América Latina, graças à pista de padrões olímpicos construída no Parque Municipal Altair Guidi, Criciúma agora conta com um projeto pioneiro no Sul catarinense para a inclusão de crianças e adultos, por meio da prática de skate adaptado.
A iniciativa é da Abba Pai Church, igreja cristã que tem se tornado referência no estado e no país pelo investimento em ações sociais. Ao todo, já são 20 projetos que beneficiam mais de 15 mil pessoas no município.
O skate adaptado surgiu do ministério "Pais e Mães mais que Especiais", voltado ao acolhimento de famílias que possuem pessoas com deficiência. O grupo de convívio se reúne há pouco mais de um ano e, ao pesquisar iniciativas de inclusão, os membros encontraram no skate a modalidade ideal.
"Somos cerca de 70 famílias que se reúnem em busca de conforto espiritual e também para apoio mútuo. Alguns de nós nunca imaginaram ver nossos filhos em pé, praticando um esporte considerado 'radical', como é o skate. Levamos a ideia ao pastor Telmo Martinello, responsável pela igreja, e prontamente fomos atendidos", comemora o comerciante Richard De Luca, que coordena o projeto e também é um entusiasta da modalidade.
Como funciona
A prática esportiva conta com a supervisão e o acompanhamento de dois fisioterapeutas. O equipamento adaptado ao skate é semelhante ao do Protocolo Pediasuit, usado para terapia intensiva de pacientes com atraso neuropsicomotor causados por paralisia ou lesões cerebrais, autismo, entre outros diagnósticos.
Basicamente, o aparelho é constituído de ferro ou aço com barras horizontais e verticais que possibilitam maior estabilidade dos pacientes sobre o skate. Para reforçar a segurança, a criança veste um cinto preso a cordas flexíveis. Já nos pés, a proteção é garantida por uma espécie de calçado preso à prancha (shape) com tiras de velcro.
"Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto que possibilita que crianças com deficiência possam se movimentar, brincar e experimentar uma atividade, até então, considerada impossível. A prática do skate adaptado é uma terapia lúdica que permite ao paciente projetar seu modo de ser, com excelentes resultados para quem pratica, mas também para os familiares que acompanham", explica o fisioterapeuta voluntário Aires Mondardo Junior.
Reforçar o equilíbrio; promover a consciência corporal, em especial à coordenação motora; estimular a parte sensorial; e ampliar a conexão com os familiares estão entre os benefícios da prática do skate adaptado.
Como participar
O projeto será realizado sempre ao final do mês, aos domingos, na pista de skate do Parque Altair Guidi, em horários ainda a serem definidos, de acordo com a disponibilidade dos fisioterapeutas voluntários.
Atualmente, há apenas um equipamento em uso, mas o projeto poderá ser ampliado, de acordo com a demanda. Podem participar, gratuitamente, crianças, jovens e adultos residentes em Criciúma e região.
"O ministério de Jesus foi altamente inclusivo e quebrou muitos paradigmas culturais à época. Ele ensinou que Deus é amor e que este amor deve ser manifestado com obras, com atitudes. Por isso, a Abba Pai tem no social um forte pilar de atuação com o objetivo de tornar a igreja relevante e contribuir para o bem-estar e qualidade de vida em sociedade", afirma o pastor Telmo Martinello, líder da Abba Pai Church ao lado da esposa, a pastora Viviane Martinello.
Para fazer parte do ministério "Pais e Mães mais que Especiais" ou ainda participar do projeto de skate adaptado, basta entrar em contato com o coordenador Richard De Luca pelo telefone (51) 98127-6169.