Estão entregues para Criciúma parte dos reforços que o Hospital São José (HSJ) esperava para a luta contra o novo coronavírus. Dez respiradores adquiridos pelo Governo do Estado junto à WEG, de Jaraguá do Sul, foram entregues na manhã desta sexta-feira, 29. Outros quatro equipamentos foram destinados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), totalizando 14 respiradores para Criciúma.
Um forte esquema de segurança, capitaneado pela Polícia Militar, proporcionou a entrega.
Os dez do HSJ fazem parte do lote de 500 encomendados junto à WEG, que entregou 100 até agora. Os demais 400 serão repassados ao longo do mês de junho. Os quatro do HMISC são parte de uma reserva técnica que o Estado já possuía.
"O Hospital São José tem 45 leitos de UTI e mais 40 preparados para, quando receberem respiradores, estarem à ativa e ao dispor pleno dos pacientes", lembrou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. Esses dez equipamentos serão imediatamente instalados. "E temos a expectativa de receber mais equipamentos", pontuou. No HSJ, os respiradores foram recebidos pela diretoria.
Os equipamentos vieram acondicionados em dez caixas grandes, que pesam em torno de 20 quilos, e dez médias, com cerca de 10 quilos cada. "O corpo técnico do hospital vai fazer a montagem para testar. Se forem aprovados já ficam no hospital, se não forem aprovados, se comunica à Secretaria de Saúde", informou o coordenador regional de Defesa Civil, Rosinei da Silveira, que auxiliou no procedimento de entrega dos respiradores.