Município com maiores números de casos e mortes por Covid-19 na região de Araranguá, Sombrio anunciou um endurecimento das regras de quarentena. "É necessário, há um avanço preocupante do coronavírus no município", confirmou na manhã desta segunda-feira, 11, o prefeito Zênio Cardoso. Ele anunciou que estará editando um decreto pelo qual fecha igrejas com cultos presenciais, academias e os restaurantes voltam à rotina anterior de atendimentos, sob isolamento. O Parque das Avenidas, principal espaço multiuso da cidade, também será fechado.
Na prática, Zênio adota uma medida que o governador Carlos Moisés já vinha recomendando, sempre que lembrava que os municípios contam com autonomia para endurecer os decretos estaduais, e não flexibilizar. É o caso. "As regras vão começar a valer na próxima quarta-feira", pontuou o prefeito.
Pelos dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde, Sombrio conta com 34 casos confirmados e três mortes (de cinco registradas na Amesc). Sombrio se coloca, assim, em quarto lugar por óbitos de Covid-19 em Santa Catarina, ao lado de cidades de maior porte como Camboriú, Concórdia e Itajaí. Nos dados apurados pelo município, já são 41 casos. Veja abaixo o mais recente relatório: