Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Startup apoiada pela Satc vai desenvolver plástico sustentável  

Incubada no Colearning, GreenB foi contemplada em programa da FAPESC-FINEP e vai receber recursos para viabilizar o projeto  

Por Redação Criciúma, SC, 21/08/2020 - 20:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais um projeto incentivado pela Satc ganhou destaque no quesito inovação. A GreenB Biological Solutions, uma das startups que estão incubadas no Colearning Satc, foi contemplada com investimentos no Programa Centelha da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina). Dentre 1.219 ideias inscritas, o projeto da GreenB foi um dos 28 que receberão recursos e acompanhamento para tirar a ideia do papel e transformá-la em negócio.   

A tecnologia desenvolvida que foi contemplada no projeto trata-se de um Biopolímero de origem agroindustrial biodegradável, de fonte sustentável e reciclável. "De forma mais clara e resumida, a ideia consiste no desenvolvimento de plástico biodegradável, um material que visa a substituição do plástico fóssil", explica o pesquisador Sergio Yoshioka, responsável pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da startup.  

O projeto atende todas as novas legislações ambientais e exigências do mercado consciente. De acordo com uma das cofundadoras da GreenB, Roseli Jenoveva, essa substituição dos descartáveis fósseis, possibilitada através do investimento recebido, vai contribuir para a preservação do meio ambiente e gerar grandes impactos positivos na natureza. "O apoio do Programa Centelha é fundamental para a instalação de uma fábrica piloto, com o objetivo de sair da escala laboratorial", destaca.   

O time da GreenB, ainda, é formado pelos cofundadores Antonio Carlos, Fábio e Daniel Cardoso.  

Startup conta com o apoio do Colearning  

A GreenB é uma startup que desenvolve tecnologias e processos para obtenção de matéria prima orgânica (biopolímero) de origem agroindustrial. O intuito é substituir as matérias primas de origem fóssil, que são utilizadas nas indústrias, e adequar os produtos às exigências de mercado e das novas legislações ambientais.   

A startup está incubada na Colearning Satc, onde conta com o apoio de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de seus produtos. O Colearning é um espaço do HUB Office, o escritório de inovação da Satc que reúne todas as iniciativas empreendedoras desenvolvidas na instituição. O objetivo é oferecer suporte para que boas ideias se transformem em empresas consolidadas.   

Segundo o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido faz com que as startups deem passos decisivos. A contribuição que a gente faz, principalmente, é entregar para os empreendedores a possibilidade de networking. O nome da Satc ajuda muito a validar uma empresa que recém nasceu e abre portas para ela", relata. O local também oferece mentorias, como suporte nas áreas de comunicação, contabilidade e gestão estratégica de negócios. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito