Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Startup apoiada pela Satc vai desenvolver plástico sustentável  

Incubada no Colearning, GreenB foi contemplada em programa da FAPESC-FINEP e vai receber recursos para viabilizar o projeto  

Por Redação Criciúma, SC, 21/08/2020 - 20:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais um projeto incentivado pela Satc ganhou destaque no quesito inovação. A GreenB Biological Solutions, uma das startups que estão incubadas no Colearning Satc, foi contemplada com investimentos no Programa Centelha da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina). Dentre 1.219 ideias inscritas, o projeto da GreenB foi um dos 28 que receberão recursos e acompanhamento para tirar a ideia do papel e transformá-la em negócio.   

A tecnologia desenvolvida que foi contemplada no projeto trata-se de um Biopolímero de origem agroindustrial biodegradável, de fonte sustentável e reciclável. "De forma mais clara e resumida, a ideia consiste no desenvolvimento de plástico biodegradável, um material que visa a substituição do plástico fóssil", explica o pesquisador Sergio Yoshioka, responsável pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da startup.  

O projeto atende todas as novas legislações ambientais e exigências do mercado consciente. De acordo com uma das cofundadoras da GreenB, Roseli Jenoveva, essa substituição dos descartáveis fósseis, possibilitada através do investimento recebido, vai contribuir para a preservação do meio ambiente e gerar grandes impactos positivos na natureza. "O apoio do Programa Centelha é fundamental para a instalação de uma fábrica piloto, com o objetivo de sair da escala laboratorial", destaca.   

O time da GreenB, ainda, é formado pelos cofundadores Antonio Carlos, Fábio e Daniel Cardoso.  

Startup conta com o apoio do Colearning  

A GreenB é uma startup que desenvolve tecnologias e processos para obtenção de matéria prima orgânica (biopolímero) de origem agroindustrial. O intuito é substituir as matérias primas de origem fóssil, que são utilizadas nas indústrias, e adequar os produtos às exigências de mercado e das novas legislações ambientais.   

A startup está incubada na Colearning Satc, onde conta com o apoio de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de seus produtos. O Colearning é um espaço do HUB Office, o escritório de inovação da Satc que reúne todas as iniciativas empreendedoras desenvolvidas na instituição. O objetivo é oferecer suporte para que boas ideias se transformem em empresas consolidadas.   

Segundo o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido faz com que as startups deem passos decisivos. A contribuição que a gente faz, principalmente, é entregar para os empreendedores a possibilidade de networking. O nome da Satc ajuda muito a validar uma empresa que recém nasceu e abre portas para ela", relata. O local também oferece mentorias, como suporte nas áreas de comunicação, contabilidade e gestão estratégica de negócios. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito