A Subcomissão de Bem Estar Animal (SBEA) finalmente foi formalizada em Criciúma. Subordinada ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), o SBEA é composto por diversas ONG’s e órgãos e tem como objetivo tratar de assuntos referentes ao Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), assim como as políticas que o regem.
Apesar de ser formalizada somente neste mês, a subcomissão já estava atuando desde meados do ano passado, sendo a sua criação e formalização prevista pela lei municipal que que fala sobre as políticas de bem estar animal. “Nós nos reunimos mensalmente na fundação, realizando reuniões ordinárias, para discutir e debater assuntos que envolvem o bem estar dos animais em Criciúma”, ressaltou a presidente do SBEA, Anequesselen Fortunato.
Além do COMDEMA, participam também desta subcomissão a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), as ONG’s Animal.com e SOS Vira-Lata, a OAB/SC de Criciúma, o Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), Centro de Controle de Zoonoses de Criciúma, a Prefeitura Municipal de Criciúma e o Grupo de Protetores Unidos pelos Animais.
“O SBEA é como se fosse uma gama de representantes de todas as entidades envolvidas com a causa animal no município podendo dar a contribuição, trabalhar junto, dar sugestões e colocar a mão na massa nas atividades. Debatemos questões de fiscalizações e estatísticas por exemplo, dando propondo ideias de como tais coisas podem melhorar”, afirmou Anequesselen.