A região Sul de Santa Catarina terá o seu primeiro Hospital Oncológico em Araranguá, previsto para ser inaugurado em 2026. Com 20 leitos e 10 poltronas dedicadas à quimioterapia, o novo Hospital oferecerá atendimento especializado em oncologia, disponível tanto para convênios e particulares quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A construção será realizada pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), em parceria com a Weber Empreendimentos. O IMAS finalizou o projeto arquitetônico e aguarda aprovação para iniciar as obras em 2025, com conclusão estimada para o ano seguinte. De acordo com Robson Schmitt Machado, superintendente de serviços médicos e novos serviços de saúde do IMAS, o Hospital oncológico será um complemento ao Hospital Dom Joaquim, localizado em Sombrio.
A construção será feita pensando tanto no diagnóstico de triagem, com todos os exames, com sala de quimioterapia e quartos para tratamento de pacientes. “Um ponto de referência para onde o paciente oncológico poderá se dirigir e saber que será cuidado na sua integralidade”, comentou Machado.
Segundo o superintendente, a ideia é trabalhar com oncologia adulta, mas com pretensão de expandir. “No futuro a gente planeja expandir quando nossa população aumentar e a gente tiver possibilidade de mais um serviço”, explicou.
Escute a entrevista completa: